GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ESTUDO DO UNIVERSO

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ESTUDO DO UNIVERSO

ASTRONOMIA (LEI DAS ESTRELAS)

• O QUE É O UNIVERSO?

• COMO SURGIO O UNIVERSO? GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ESTUDO DO UNIVERSO

Mito: Exposição de uma ideia sob forma imaginária. Astro: designação comum a todos os corpos celestes. Céu: Pequena parte do Universo vista da Terra.

A olho nu: observação sem o auxílio de instrumentos ópticos como o telescópio, por exemplo. Telescópio: Instrumento que amplia, muitas vezes, a imagem do objeto observado.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ESTUDO DO UNIVERSO

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

Figura: Sonda Voyager 2 GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

Fonte: http://static.infoescola.com

Figura: Estação espacial GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

Fonte: http://static.infoescola.com

O que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo o que neles existe — no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais e outros seres vivos, rochas, água, ar etc.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

O SURGIMENTO DO UNIVERSO

Existem várias explicações sobre a origem do Universo, entre elas as explicações religiosas e as científicas. Trataremos aqui da visão científica, ou seja, de como os cientistas procuram explicar os fenômenos que observam no Universo. Em relação ao surgimento do Universo, a teoria científica mais aceita atualmente é a do big bang (tradução do que em inglês significa “grande explosão”). Essa teoria foi proposta em 1948, por George Gamow (1904-1968), cientista russo naturalizado norte-americano. GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TEORIA DO BIG BANG A teoria defendida por Gamow pressupõe que o Universo, como o conhecemos hoje, seja resultado de uma evolução e, portanto, teve um início.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

O BIG BANG: A formação do Universo Acompanhe, a seguir, a explicação e a representação simplificada da teoria de Gamow.

A TEORIA DA EXPANSÃO DO UNIVERSO

Posteriormente, o astrofísico norte-americano Edwin Powell Hubble (1889-1 953) e outros cientistas constataram que as galáxias estão se afastando umas das outras, o que evidencia, segundo eles, o fenômeno da Expansão do Universo.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TEORIA DA EXPANSÃO DO UNIVERSO

As teorias do big bang e da expansão do Universo são teorias compatíveis e se complementam. Vejamos por quê: Se o Universo está em expansão, pensam os cientistas, então há milhões de anos as galáxias estiveram mais próximas umas das outras. Daí, deduzirem que há bilhões de anos elas estariam juntas. Esse raciocínio leva-os a concluir que houve um momento em que tudo o que existe no Universo estava compactado em um único ponto. Seria esse o começo do Universo. GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

O que acontecia antes do big bang? O Universo ficará se expandindo para sempre? A ciência ainda não tem respostas para essas perguntas. Mas novas teorias estão sendo formuladas e poderão contribuir para avanços significativos no conhecimento sobre a origem e o destino do Universo.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

AS ESTRELAS As estrelas “nascem” a partir de nebulosas constituídas, em grande parte, por gases, poeira e partículas sólidas.

Imagem da nebulosa do caranguejo, obtida pelo telescópio Hubble.

A pressão e o aquecimento se tornam tão intensos no centro desses astros que uma grande quantidade de energia é liberada sob forma de calor e luz. Essa propriedade de produzir o próprio calor e a própria luz é que diferencia as estrelas dos planetas e de outros astros.

CARACTERÍSTICAS DAS ESTRELAS

• TAMANHO • BRILHO O Sol nos parece ser a estrela mais brilhante porque é a que está mais próxima de nós. • COR A cor das estrelas depende do calor que chega do núcleo e da superfície delas e tem, portanto, relação com a sua temperatura. As estrelas com superfície mais quente apresentam cores branca ou azulada, e aquelas de cor avermelhada são as que têm a superfície menos quente. Com o telescópio é possível observar a cor das estrelas com mais nitidez. O Sol tem a cor amarelada e, comparado com outras estrelas, possui uma temperatura média.

ESQUEMA DO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DE UMA ESTRELA

SOL.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ESTUDO DO UNIVERSO AS CONSTELAÇÕES Por parecer que as estrelas estão fixas no céu, conseguimos imaginar agrupamentos delas formando constelações. Nesses agrupamentos, as estrelas parecem, para nós que as observamos da Terra, estar próximas entre si. Na verdade, elas podem estar muito distantes umas das outras, às vezes separadas por dezenas de anos-luz. Na constelação do Cruzeiro do Sul, por exemplo, para o observador situado na Terra, as estrelas parecem formar uma cruz. Mas, se um observador localizado em outro ponto do espaço visse esse conjunto de estrelas, provavelmente não conseguiria perceber a figura da cruz. Oficial mente os astrônomos agrupam as estrelas em 88 constelações. As mais conhecidas são as que formam o zodíaco.

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

AS CONSTELAÇÕES

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

AS CONSTELAÇÕES

“As Três Marias” cujos nomes são: Alnitak (a de cima), Alnilam (a do centro) e Mintaka (a debaixo)

AS CONSTELAÇÕES

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

“As Três Marias” cujos nomes são: Alnitak (a de cima), Alnilam (a do centro) e Mintaka (a debaixo)

AS GALÁXIAS As galáxias são compostas por nuvens de gás e poeira, um grande número de estrelas, planetas, cometas, asteroides e diversos outros corpos celestes unidos pela ação da força gravitacional. A galáxia que vivemos os antigos a denominaram Via Láctea, cujo significado em latim é “caminho de leite”

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

A VIA LÁCTEA

A Via Láctea pertence a um conjunto, ou seja, um aglomerado de diversas galáxias. O Universo contém mais de 200 bilhões de galáxias de tamanho e forma variados. Há galáxias de forma elíptica, como a Andrômeda, outras são espirais, como a Via Láctea, e muitas têm formas irregulares, ou seja, não específicas. GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

O SISTEMA SOLAR

• O QUE É O SISTEMA SOLAR?

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

O SISTEMA SOLAR

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

 O SURGIMENTO DO SISTEMA SOLAR

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

O SISTEMA SOLAR

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR

O SOL O Sol possui 99,9% da matéria de todo o Sistema Solar, Isso significa que todos os demais astros do Sistema juntos somam apenas 0,1%. Vejamos mais alguns dados a respeito do Sol: • diâmetro: 1 390000 quilômetros; • temperatura na superfície: 6000 graus Celsius; • temperatura no núcleo: 15 milhões graus Celsius; • distância média da Terra: 150 milhões de quilômetros.

OS PLANETAS Um corpo celeste é considerado um planeta quando, além de não ter luz própria, gira ao redor de uma estrela. Os planetas têm forma aproximadamente esférica. Os seus movimentos principais são o de rotação e o de translação.

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR

Os planetas do Sistema Solar São oito os planetas clássicos do Sistema Solar. Na ordem crescente de afastamento do Sol, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR (OUTROS ASTROS) PLANETAS-ANÕES

A União Astronômica Internacional confirmou, em 2006, na categoria de planeta, os oito clássicos — Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — e criou a categoria dos planetas-anões. A esse conjunto de astros pertencem: Ceres, localizado no Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter, Plutão e Éris, estes localizados no Cinturão de Kuiper, na região após a órbita de Netuno, compondo a categoria de objetos celestes denominados plutoides.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR (OUTROS ASTROS)

SATÉLITES Até 1610 o único satélite conhecido era o da Terra — a Lua, Naquela ocasião, Galileu Galilei (1564- 1642), com a sua luneta, descobriu satélites na órbita do planeta Júpiter. Hoje, devido aos avançados recursos tecnológicos, se sabe da existência de dezenas de satélites. Na Astronomia, satélite natural é um corpo celeste que se movimenta ao redor de um planeta graças à força gravitacional. Por exemplo, a força gravitacional da Terra mantém a Lua girando em torno do nosso planeta. O adjetivo natural é usado em contraposição a artificial. Os satélites artificiais são objetos construídos pelos seres humanos. O primeiro satélite artificial foi lançado no espaço em 1957. Atualmente há vários satélites artificiais em órbita ao redor da Terra. O termo Lua pode ser usado como sinônimo de satélite natural dos diferentes planetas. GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR (OUTROS ASTROS) COMETAS Cometas são astros formados por rocha, gelo e poeira e têm dimensões variadas. O mais conhecido deles é o Halley, que regularmente passa por nossa região no Sistema Solar. A cada 76 anos, em média, ele é visível da Terra. Ele passou pela região do Sistema Solar próxima de nosso planeta, em 1986, o que possibilitou sua visibilidade. O Halley deverá estar de volta em 2062. Halley: o cometa recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo inglês Edmund Halley (1656-1742), que calculou em 1682 a passagem desse cometa pela região do sistema Solar próxima da Terra em períodos regulares de 76 anos. GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR (OUTROS ASTROS)

ASTEROIDES São milhões de corpos rochosos girando ao redor do Sol. Da Terra, só podem ser observados por meio de telescópio, os quais, ao se tornar mais sofisticados, nos fornecerão mais informações sobre esses corpos celestes. Os asteroides estão localizados entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter e na região após a órbita do planeta Netuno.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

 OS COMPONENTES DO SISTEMA SOLAR (OUTROS ASTROS) METEOROIDES São fragmentos de rochas ou de ferro que se formam a partir de cometas e asteroides. O efeito luminoso é produzido quando fragmentos de corpos celestes incendeiam-se em contato com a atmosfera terrestre. Esses rastros de luz são denominados meteoros e popularmente são conhecidos como estrelas cadentes, mas não são estrelas. Quando caem sobre a Terra são chamados meteoritos. Na maioria das vezes, eles são fragmentos de rochas ou de ferro. Os meteoritos têm forma variada e irregular, e o tamanho pode variar de microfragmentos a pedaços de rochas de alguns metros de diâmetro. O maior meteorito brasileiro (pesando mais de 5000 quilos), o Bendegó, foi encontrado no interior da Bahia em 1784 e encontrase em exposição no Museu Nacional do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Rio de Janeiro. GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA É o terceiro planeta mais próximo do Sol. É rochoso e a sua atmosfera é composta de diferentes tipos de gases, e a sua temperatura média é de aproximadamente 15 °C. A Terra, até o que se sabe, é o único planeta do Sistema Solar que apresenta condições que possibilitam a existência de seres vivos como os conhecemos. Tem um satélite, a Lua.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA Dos movimentos efetuados por nosso planeta, estudaremos o movimento de rotação e o de translação. MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

É o movimento que a Terra faz em torno do seu eixo imaginário. Essa é afirmação dos cientistas, porém, não percebemos a Terra se movimentando.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA MOVIMENTO DE ROTAÇÃO Movimento aparente do Sol

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A formação dos dias e das noites

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA MOVIMENTO DE ROTAÇÃO O MEIO DIA SOLAR VERDADEIRO E A DIREÇÃO CARDEAL NORTE-SUL (MERIDIANO LOCAL)

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO As estações do ano

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A TERRA  O que é o Solstício de Verão;  O que é o Equinócio;  O que é o Ano Trópico;  O que é o Ano Sideral.

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

A TERRA  O que é o Solstício de Verão;  O que é o Equinócio;  O que é o Ano Trópico;  O que é o Ano Sideral.

A TERRA  O que é o Solstício de Verão;  O que é o Equinócio;  O que é o Ano Trópico;  O que é o Ano Sideral.

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A LUA

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

A LUA As fases da Lua

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ECLIPSES Os eclipses são fenômenos que ocorrem devido à posição entre a Lua, a Terra e o Sol. Às vezes, esses astros se alinham, bloqueando parte da luz solar que ilumina a Terra ou a Lua. Os eclipses podem ser lunares ou solares. Eclipse lunar

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ECLIPSES Eclipse solar

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

PROF. VALDEMAR RODRIGUES

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Albert Einstein

GRUPO PIBID LEÔNIDAS 2015

ASTRONOMIA OBA PIBID GRUPO LEO 20155.pdf

There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. ASTRONOMIA ...

5MB Sizes 3 Downloads 182 Views

Recommend Documents

grupo a grupo a.2
Page 1. GRUPO A. GRUPO A.2. Page 2. GRUPO B. GRUPO C. Page 3. GRUPO D. GRUPO D.2. Page 4. GRUPO E.

grupo B.pdf
16 MARIA STEGLICH 7HO5EI 92 169-5255758075. 17 NATALIE LECOT 7HO5EI 92 169-5255758070. 18 FACUNDO ALVAREZ 7HO5EI 92 169-5255758068.

Oba Oroghene.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Oba Oroghene.

Oba Eresoyen.pdf
... Aghẹdo is my Grand Father. (Prince) Osahọn Godwin Oduware is a son of (Prince) Pullen Iredia Oduware. Page 1 of 1. Oba Eresoyen.pdf. Oba Eresoyen.pdf.

leo murray -
To pursue a career in a competitive industry which will allow me to incorporate my personality and people skills into my everyday work. My ideal role would ...

Grupo 1.pdf
considerada como arma defensiva. Posteriormente mejorada por cartagineses y romanos, y fue muy empleada en la Edad. Media. La catapulta fue creada ...

curso-mecanica-automotriz-grupo-reductor-diferencial.pdf ...
curso-mecanica-automotriz-grupo-reductor-diferencial.pdf. curso-mecanica-automotriz-grupo-reductor-diferencial.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In.Missing:

[mkd s75] yui oba
Lactic[mkd s75] yui obais one ofthese ... conveniencestorechains..502829131579499608 Playboy philippines pdf. ... Personally I don't think that which forevermoreshall bethe problems ofThird World Communitiesaretheir own fault.

132 - OBA - 2017.pdf
maio, no horário de aulas, para os alunos do 2o ao 5o ano. Atenciosamente,. Departamento de Ensino. Page 1 of 1. 132 - OBA - 2017.pdf. 132 - OBA - 2017.pdf.

Analisis comparativo entre astronomia y criminologia
El siguiente serie de cuadros comparativos pretende mostrar la fortalezas de la Criminología-Criminalística ante una ciencia poco conocida en México, internacionalmente relacionada solo con la NASA y cuyo objeto de estudio no está relacionado con la

Descargar libros pdf astronomia
descargar peliculas mexicanas delaepoca de oro.descargar dj virtualfree home gratis.descargar gratis naruto shippuden 279 sub españolmp4. forma mas facil ...

Descargar libros de astronomia pdf
Descargarlibros de astronomia pdf. Free download. descargar imagenes delaera de hielo gratis.descargarezdrummer flstudio 10.musicarelajante para niños ...

leo-glider-foldee.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item.

Saint Leo University.pdf
Page. 1. /. 5. Loading… Page 1 of 5. Page 1 of 5. Page 2 of 5. Page 2 of 5. Page 3 of 5. Page 3 of 5. Saint Leo University.pdf. Saint Leo University.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Saint Leo University.pdf.

GRUPO 303.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. GRUPO 303.pdf.

Grupo Young - NPC.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Grupo Young ...

Grupo 2.pdf
Page 1 of 3. Educação Física. ATIVIDADE. • Após estas investigações, cada equipe deverá elaborar um painel demonstrando os. principais da-dos coletados e ...

The KERALA OBA is immensely pleased to extend ... -
Mar 20, 2015 - around Rs.2250 to Rs.2500. By Road: ... Josephites using public transport are also requested to report to the same parking yard for onward ...

Inatel - Grupo 1.pdf
Campeonato n/concluído CP Ervedosa APDL - Douro & Leixões CP Vilarandelo CRP S. Julião do Freixo. 35o 1977 78 CP S. Martinho de Dume CPT Cidadela ...

gimp-grupo-uno-de-practicas.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item.

PSBG-05.Oba-Ożu.2012-11.pdf
Page 1 of 230. POLSKI. SŁOWNIK. BIOGRAFICZNO- GENEALOGICZNY. ( MATERIAŁY ). Oba - PyŜ. EDYCJA – LISTOPAD 2012. Page 1 of 230 ...