Informativo

SESAM

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - JUNHO/2017

Demonstração de Contas

AM

O SESAM VEM REALIZANDO OBRAS, SERVIÇOS E MELHORIAS NOS SISTEMAS PARA A POPULAÇÃO DE CARMÓPOLIS DE MINAS

N ESTA EDIÇÃO MATERIAS DE INFORMAÇAO SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS QUE COMPOEM A NOSSA ESTRUTURA

RELATORIOS CONTABEIS DE 2016 COMO BALANÇO FINANCEIRO, DEMONSTRAÇOES DA VARIAÇOES PATRIMONIAIS E OUTROS. Pags. 03 e 04

REFORMA E AMPLIAÇAO DA ESTAÇAO DE TRATAMENTO DE AGUA pag. 06

RELATORIOS DAS ANALISES DE AGUA DA ESTAÇAO DE TRATAMENTO DE AGUA pag. 07

DESAFIO DO SESAM TENTE RESOLVER AS QUESTOES E CONCORRA A PREMIOS Veja o regulamento na pag. 12

SEDE DO SESAM NA PRAÇA NOSSA SENHORA DO CARMO

PALESTRA PARA ALUNOS NO DIA MUNDIAL DA AGUA pag. 11

PATROCINADORES DO DESAFIO Supermercado Costa, Flaton, Eletromac, Fisiocenter, Sol e Agua aquecedor solar, Varanda Mineira Bar e restaurante

SESAM

SANEAMENTO

O saneamento abrange as diversas maneiras de modificar as condições do meio ambiente para permitir ao homem manter e melhorar sua saúde, evitando central doenças. Deve-se entender o saneamento sob duas perspectivas: 1-Saneamento Ambiental: bandeira implantação de sistemas de abastecimento e tratamento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e controle de vetores de doenças. O saneamento tem ligação direta com a saúde e bem estar da população. O saneamento ambiental é reconhecido como um dos principais auxiliares da medicina preventiva e tem por objetivo maior promover condições ambientais necessárias a qualidade de vida e a proteção da saúde reservatório. 2-Saneamento domiciliar: que é o cuidado com a higiene da casa e das pessoas e envolve todas as medidas que proporcionem o bem estar das famílias. Os indivíduos e suas famílias são diretamente responsáveis pelo saneamento domiciliar.

ADMINISTRAÇÃO Atualmente, as organizações públicas estão sendo pressionadas a repensar seus modelos estruturais. A população politizada, informada e ciente de seus direitos e deveres cobra melhores resultados e, por consequência, cobra melhor organização. A ampliação na oferta e na qualidade dos serviços públicos exigem medidas criativas dos gestores municipais, inclusive na montagem de suas respectivas estruturas orgânicas. O SESAM, preocupado em atender as novas demandas públicas e também a Lei nº. 12.527 de 18 de novembro de 2011 que regula o acesso a informação, busca simplificar as informações sobre as atividades de cada setor, para que o cidadão conheça e entenda como funciona a estrutura organizacional da Autarquia.

COMPRAS E LICITAÇÕES A Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Brasil, 1993), conceitua "compra como toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente". Uma boa gestão de compras é fundamental em qualquer instituição pública, pois é um dos locais em que se aplicam os recursos orçamentários existentes, por meio da realização dos processos de compras de materiais, bens e serviços necessários à realização dos trabalhos e objetivos da instituição. Sua finalidade é adquirir os materiais ou contratar os serviços necessários, em quantidades e qualidades certas, a preço adequado, e no momento certo. Existe um paralelismo muito grande entre a compra pública e a privada, pois ambas buscam o menor preço, com garantia de qualidade; mas a compra pública requer procedimentos específicos para lhe dar eficácia, como, por exemplo, a legislação; já na compra privada esses procedimentos são de livre escolha. No processo formal administrativo de compras são vários os documentos e informações que são anexados constantemente e de forma cronológica, durante a vida útil do processo: autorizações, pedidos, levantamentos, cotações, mapa de preços, documentos de habilitação, notas de empenho e pagamentos que, conjuntamente, servem para compor todos os passos utilizados para efetuar os procedimentos administrativos necessários

O saneamento deve atingir tudo que topo seja relacionado com a vida do homem: trabalho, transporte, meio de locomoção, alimentação, vestuário, meio de comunicação e bem estar de modo geral. Importância do saneamento: Os sistemas adequados de abastecimento de água trazem como resultado uma rápida e sensível melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade, principalmente pelo controle e prevenção de doenças, promoção de hábitos higiênicos e da limpeza pública. Aspecto econômico O aumento das horas de trabalho, aumento da produção, diminuição da incidência de doenças, geração de empregos, produção de equipamentos utilizados na indústria, principalmente aquelas que tem a água como matéria prima.

CONTAS E CONSUMO - Atendimento ao público (presencial ) : Emitir de 2ª via de contas; Efetuar requerimentos de Água , esgoto, Mudança de padrão e reclamações diversas; Atendimento Telefônico; Protocolo de diversos documentos; Informações diversas. - Receber e apurar reclamações sobre vistoria de leituras, vazamentos de água, entupimento de rede esgoto, religações, coleta de resíduos em geral , coleta de animais mortos e outras; - Efetuar leitura com impressão de conta simultânea em todo o município inclusive nos povoados; - Efetuar cortes e religações, verificações de leituras e outras; - Baixar conta pagas por usuários; - Apurar receitas e repasses para contabilidade; - Emitir OS (ordens de serviço) e repassar para o setor de manutenção; - Processar Divida ativa: Apurar débitos pendentes; Notificar usuários; Parcelamento de débitos; Inscrição; Execução. - Atendimento Oline, no site do SESAM: Você encontra emissão de 2ª via, Consultas de Débitos e Outros.

para realizar uma compra. Principais etapas do processo de compras na administração pública: • Determinação do que comprar, definir a quantidade necessária, ver a real necessidade do material ou serviço; • Abrir processo administrativo em sistema próprio; • Estimar o valor da obra, serviço ou bem a ser licitado, mediante realização de pesquisa de mercado; • Verificar a disponibilidade de recursos orçamentários para a aquisição dos produtos ou contratação dos serviços a serem licitados; • Fazer o edital e realizar a licitação; • Após determinação dos vencedores da licitação, formalizar o contrato. • Emitir ordem de fornecimento dos produtos/serviços para o licitante vencedor executar o contrato (entrega do material ou execução do serviço/liquidação da despesa) • Acompanhar a execução do contrato, fiscalizar se os produtos/serviços estão de acordo com o objeto licitado • Efetuar o pagamento após verificar que a execução do contrato foi de acordo com o estabelecido • Encerrar e arquivar o processo.

02

PATRIMÔNIO O setor de patrimônio é responsável pelo controle, movimentação, baixa, incorporação e inventário de bens móveis e imóveis adquiridos por uma instituição. A análise patrimonial tem como funções: • Fazer o cadastro dos bens patrimoniais com as características, especificações, valor de aquisição e demais informações sobre um bem adquirido. • Identificar cada material permanente com uma plaqueta (número de registro patrimonial). • Avaliar a necessidade de novos equipamentos, evitando a compra dos que são desnecessários ou pouco adequados à produção. • Planejar a distribuição dos equipamentos dentro da empresa. • Supervisionar e controlar a manutenção e o conserto dos bens. • Enviar mensalmente para a contabilidade um relatório dos bens incorporados ao patrimônio, bem como, aqueles que foram baixados do acervo. • Arquivar a documentação dos bens imóveis pertencentes à entidade • Fazer um inventário anual para comprovar a quantidade e estado de conservação dos bens patrimoniais • Finalmente, os responsáveis pelo patrimônio devem conscientizar toda a organização a cuidar bem do patrimônio.

SESAM TRANSPORTE E MATERIAIS O sistema de frotas: A frota do SESAM é constituída por veículos leves, máquinas, caminhões e motos. São 03 caminhões, sendo um basculante e dois para coleta diária de resíduos sólidos, 02 caminhonete 3/4, sendo 01 basculante e 01 com carroceria e cabine estendida,02 caminhonetes stradas e 02 montanas para serviços diversos nos setores de água, esgoto e resíduos sólidos, 01 mini escavadeira que presta serviços para todos os sistemas do SESAM, uma pá carregadeira e 01 trator de esteira prestando serviços no aterro sanitário, 02 motos para leituras nos povoados e 01 celta para serviços da administração. O setor de frotas é responsável por manter funcionando e em bom estado de conservação todos estes veículos além de emissão de relatórios de viagens, lançamentos de despesas como mecânicas, elétricas, limpeza, incluindo também controle de quilometragem rodada e gasto com combustível, além de gastos anual com a frota em geral. Faz parte também interação com motoristas para relatos de problemas e falhas nos veículos para agilizar a manutenção sem prejudicar os trabalhos em andamentos. O sistema de almoxarifado: O almoxarifado é o lugar onde se armazena os produtos e materiais em estoque de uma empresa. No almoxarifado do SESAM encontra-se todos os materiais que são utilizados nas redes e ramais de água, esgoto e resíduos sólidos. Os materiais são acondicionados em prateleiras, dentro de caixotes de madeira devidamente identificado com códigos para facilitar o trabalho de saída quando solicitados. Quem trabalha neste local é denominado almoxarife que é o responsável pela entrega dos produtos e pelo controle das quantidades, juntamente com o responsável do setor de almoxarifados. É de responsabilidade do setor receber, conferir e acondicionar os produtos e materiais, dar baixa em produtos que são requisitados pelos demais setores, bem como manter atualizados os estoques para facilitar as compras. Todo ano é realizado um inventário geral no almoxarifado que objetiva: -Manter atualizados os registros e controles administrativos e contábeis; -Permitir a conferência da listagem do cadastro geral dos materiais; -Listar os materiais que não constam no relatório; A conferência é de responsabilidade do Setor de Almoxarifado, devendo ser realizada por uma Comissão de Servidores da Entidade, composta, no mínimo, por três membros.

CONTABILIDADE Assim como toda empresa pública ou privada, o SESAM, como autarquia municipal, utiliza amplamente os princípios da contabilidade, com o objetivo de obter as informações necessárias para gerir os seus recursos e disponibilizá-los, para atender a demanda de suas atividades no âmbito do saneamento em nosso município. Para o SESAM, captar, tratar e distribuir água em conformidade com as normas técnicas da vigilância sanitária; coletar, tratar e devolver o esgoto sanitário ao meio ambiente de forma adequada e menos agressiva; coletar os resíduos sólidos e orgânicos e dar a eles o destino final adequado, gera despesas que necessariamente depende de recursos para financiar essa incessante atividade. Neste contexto, aliada à tecnologia, entra a contabilidade como instrumento oficial gerando as informações para o gerenciamento dessas atividades. Utilizando Sistema Operacional, o setor de contabilidade, como rotina de trabalho, lança e executa os objetos de planejamento PPA (Plano Purianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)e LOA (Lei Orçamentária Anual), efetua o empenhamento da despesa e o registro da receita, programa os pagamentos e mensalmente gera os balancetes para informações junto ao SICOM e prestações de contas ao TCE/MG.

03

SESAM

04

SESAM NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DCASP ISOLADO AUTARQUIA NOTA 1 - CONTEXTO OPERACIONAL A Autarquia SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL de Carmópolis de Minas, Estado de Minas Gerais,que compõe o Poder Executivo Municipalé uma instituição pública criada pela Lei Municipal nº946-A de 1.980 e alterada pela Lei nº1.815/2006, com orçamento anual de 5.059.899,00. A sua estrutura organizacional é: • Sistema Administrativo; • Sistema de Água; • Sistema de Esgoto; • Sistema de Preservação Ambiental, Municipal; • Sistema de Resíduos Sólidos NOTA 2 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS As Demonstrações Contábeis foram elaboradas em observância aos dispositivos legais que regulam o tema, em especial a Lei Federal nº 4.320/64, Lei Complementar nº 101/2000, os Princípios de Contabilidade, as Normas Brasileiras de Contabilidades aplicadas ao setor público (NBCASP), as Instruções de Procedimentos Contábeis (IPC) e as demais disposições normativas vigentes, tais como a Instrução Normativa 03/2015 do TCE-MG e também conforme a introdução e o item 3 do leiaute dos arquivos postados no Portal do SICOM. NOTA 3 - BALANÇO ORÇAMENTÁRIO O Balanço Orçamentário, de acordo com a IPC 07, de autoria da Secretaria do Tesouro Nacional, demonstra as receitas e despesas previstas/fixadas em confronto com as realizadas. O Balanço Orçamentário apresenta as receitas detalhadas por categoria econômicae origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou déficit de arrecadação. Demonstra também as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação. Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária e de outras dívidas constam, destacadamente, nas receitas de operações de crédito internas e externase, nesse mesmo nível de agregação, nas despesas com amortização da dívida de refinanciamento. Entretanto, neste quadro não constaram valores, tendo em vista a não movimentação de tais contas. Também compõem o balanço orçamentário dois quadros demonstrativos de execução de Restos a Pagar, sobre os quais pode ser observada a inscrição de R$13.354,03 em R.P. Processados e R$33.328,53 em R.P. não Processados. Entende-se por R.P. Processados aqueles em que o estágio de Liquidação da despesa já tenha ocorrido, ou seja, houve a verificação do direito líquido e certo do credor. Entende-se por R.P. não Processados aqueles em que o estágio de Liquidação da despesa ainda não ocorreu, ficando tal confirmação para o exercício seguinte. Receitas e Despesas As receitas e despesas orçamentárias foram codificadas de acordo com a Portaria Interministerial STN/MF e SOF/MPOG nº 163, de 04/05/2001 e suas respectivas alterações, sendo seus desdobramentos registrados em conformidade com os detalhamentos previstos na DISCRIMINAÇÃO DAS NATUREZAS DE RECEITA COMPATIBILIZADA COM AS FONTES DE RECURSOS, expedida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O registro, no aspecto orçamentário, e obedecendo ao disposto no art. 35 da Lei Federal nº 4.320/64, considerou como realizadas as despesas legalmente empenhadas e as receitas efetivamente arrecadadas no exercício, levando em consideração o Plano de Contas aplicado ao setor público, devidamente relacionado com as contas correntes relacionadas com as receitas e despesas, sendo para as receitas as rubricas devidamente codificadas e para as despesas o relacionamento com os órgãos, unidades, dotações orçamentárias completas e fontes de recursos. NOTA 4 - BALANÇO FINANCEIRO De acordo com a Instrução de Procedimento contábil (IPC) 07, o Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os

saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. Assim, o Balanço Financeiro contempla duas seções: Ingressos (Receitas Orçamentárias e Recebimentos Extraorçamentários) e Dispêndios (Despesa Orçamentária e Pagamentos Extraorçamentários), que se equilibram com a inclusão do saldo em espécie do exercício anterior na coluna dos ingressos e o saldo em espécie para o exercício seguinte na coluna dos dispêndios. Neste Balanço Financeiro pode ser observado que o Poder Executivo não efetuou transferência financeira para a autarquia . NOTA 5 - BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial foi apresentado nos padrões exigidos pela Instrução de Procedimentos Contábeis (IPC) nº 04, de autoria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). É a demonstração contábil que evidencia a situação patrimonial da entidade pública, por meio de contas representativas do patrimônio público, além das contas de compensação. O Balanço Patrimonial é composto por quatro quadros demonstrativos, sendo: Quadro Principal;Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes; Quadro das Contas de Compensação; e quadro do Superávit/ Déficit Financeiro. Podem-se utilizar as seguintes definições para analisar o Balanço Patrimonial: 5.1. Ativo - são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e dos quais se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços. 5.2. Passivo - são obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços. 5.3. Patrimônio Líquido - é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. O valor do Patrimônio Líquido é de R$ 13.076.807,84 comprova que o Ativo patrimonial superou o Passivo no referido montante. 5.4. Contas de Compensação - compreendem os atos que possam vir a afetar o patrimônio. 5.5. Dívida Ativa - Ajuste a Valor Recuperável Em decorrência do elevado grau de incerteza no recebimento dos valores inscritos em dívida ativa, foi realizado levantamento dos montantes dos créditos não tributários no valor de R$ 0,00 passíveis de cobrança administrativa e judicial, figurando em Ativo não Circulante, junto à conta sintética Créditos a Longo Prazo. 5.6. Ativo Imobilizado O Ativo Imobilizado é avaliado segundo seu custo de aquisição. Compõe a conta de Ativo Imobilizado os bens móveis, os bens imóveis, a conta denominada Obras em Andamento, que por ocasião do tombamento do bem específico terá seus valores transferidos ás respectivas contas patrimoniais. Com o advento das novas normas de contabilidade, o ingresso no ativo imobilizado passou a ter a sua origem na liquidação de despesas de capital a exemplo 44.90.51, 44.90.52 e 44.90.61. 5.7. Ativo Intangível O Ativo intangível é avaliado segundo seu custo de aquisição. (A autarquia municipal não tem registros atuais relacionados com ativos intangíveis.) 5.8. Depreciação, Amortização e Exaustão Os bens adquiridos somente terão iniciada a depreciação/amortização/exaustão quando forem reavaliados, o que para o nosso município há o prazo inicial de exigência a partir de 01/01/2020 por se tratar de município com mais de 50 mil habitantes, enquanto para os com menos o prazo de exigência é a partir de 01/01/2021, nos termos da Portaria nº 548, de 24 de setembro de 2015. 5.9. Obrigações a longo prazo A autarquia Municipal não tem parcelamentos de débitos junto ao INSS, FGTS. 5.10. Provisões matemáticas previdenciárias Esta entidade não tem provisões matemáticas previdenciárias, por não se tratar de entidade de Regime Próprio de Previdência Social. 5.11. Quadro de Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes Este quadro considera o critério adotado pela Lei 4.320/64 em que apura o superávit/déficit financeiro para efeito de fonte de recursos para créditos adicionais. Logo, ele leva em consideração as contas com saldos devidamente identificadas pelo atributo "F", nos termos propostos pela normatização. Logo, este valor de

SETOR DE RH

NOTA 6 - DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS A Demonstração das Variações Patrimoniais é elaborada a fim de demonstrar as variações quantitativas ocorridas no patrimônio da entidade ou do ente, demonstradas por meio de resultado das classes 3 e 4 do Plano de Contas aplicado ao setor público. O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas (Classe 4) e diminutivas (Classe 3). O valor apurado compõe o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial do exercício. O Resultado de R$(360.946,81) é a diferença entre as Variações Patrimoniais Aumentativas R$5.433.328,07 e as Variações Patrimoniais Diminutivas R$5.794.274,88. NOTA 7 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA Nos termos da Instrução de Procedimento Contábil (IPC) 08, a Demonstração dos Fluxos de Caixa apresenta as entradas e saídas de caixa classificadas em fluxos operacional, de investimento e de financiamento. Foi elaborada pelo método direto e evidencia as movimentações ocorridas na conta Caixa e Equivalentes de Caixa, segregadas nos fluxos de operações, de investimentos e de financiamentos. A soma dos três fluxos corresponde à diferença entre o saldo de Caixa e Equivalente de Caixa do exercício atual com o mesmo saldo apontado no exercício anterior. Visa a demonstração da liquidez em cada um dos fluxos de caixa, em que são incluídos os restos a pagar. O valor do fluxo de caixa é a diferença entre os ingressos e os desembolsos de cada um dos fluxos, o que conforme o Demonstrativo deste Município, pode observar o seguinte resultado: Fluxo de Caixa Líquido das Atividades Operacionais: R$558.333,46 Fluxo de Caixa Líquido de Investimentos: R$(492.603,62) Fluxo de Caixa Líquido de financiamento: R$0,00 José Giovani Santos Contador CRC/MG nº 067458/0

CONTROLE INTERNO E CONTROLE EXTERNO

O SESAM possui atualmente em seu quadro de pessoal 63 servidores, sendo 03 contratados e 60 efetivos, eles são enquadrados em sistemas de acordo com os setores em que desempenham suas funções, sendo eles administração, sistema de água, de esgoto, e de resíduos sólidos e limpeza urbana. O Setor de Recursos Humanos é elo entre estes servidores e a autarquia. É de competência deste setor: - Elaboração da folha de pagamento dos servidores, assim como guias de recolhimento de contribuições previdenciárias - Apuração dos registros de ponto - Manutenção e arquivamento dos documentos referentes à vida funcional dos servidores - Controle dos benefícios a que os servidores têm direito - Contratação de estagiários - Elaboração de escala de férias e controle das mesmas - Promoção da execução de atividades de recrutamento e seleção de pessoal, como concurso público e processo seletivo para contratação temporária - Encaminhar as informações necessárias referentes aos servidores para os órgãos pertinentes, como Tribunal de Contas, Receita Federal e Ministério do Trabalho Além destes procedimentos operacionais, o setor de recursos humanos é responsável pela qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho, através de ações como: - Desenvolvimento de pessoal, como cursos de capacitação e aperfeiçoamento - Atividades de motivação e integração entre os servidores - Gerenciamento de programas de saúde e segurança no trabalho, dentre outras atividades. O papel principal do setor de Recursos Humanos é cuidar do bem mais precioso da organização: as pessoas. Esse conjunto de ações objetiva garantir os direitos dos servidores, bem como cumprimento de seus deveres, a fim de que eles tenham boas condições de trabalho, o que refletirá numa prestação de serviço de qualidade para a população.

JURÍDICO

superávit financeiro R$357.922,98 é a diferença entre o Ativo Financeiro R$422.797,29 e o Passivo Financeiro R$64.874,31. 5.12. Quadro das contas de compensação Este quadro considera todas as contas da Classe 8 do Plano de Contas aplicado ao setor público (PCASP) de Atos Potenciais em que o saldo é diferente de zero, ou seja, os Atos Potenciais destacados ainda têm saldos a executar. Neste caso, os ativos estão relacionados com os direitos dos contratos e convênios ou mesmo garantias devidas a administração, enquanto os passivos são aqueles em que os saldos destes mesmos instrumentos se referem a obrigações da administração. O montante de Atos Potenciais Ativos é de R$ 0,00 e de Atos Potenciais Passivos é de R$ 0,00. 5.13. Quadro do superávit/déficit financeiro Este quadro considera todas as contas 821110000 Disponibilidade por destinação de Recursos, segregadas por fonte/destinação de recursos, nos moldes exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais TCEMG, por ser o órgão fiscalizador ao qual este Município é jurisdicionado. Algumas contas contêm déficits e outras superávits, mas no cômputo global elas representam a diferença entre o Ativo e o Passivo Financeiro apontado pelo Quadro 5.11 acima, referente a Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes, ou seja, o valor de R$357.922,98. A apuração do quadro do superávit: SUPERÁVIT FINANCEIRO corresponde a uma relação positiva - superávit (ou relação negativa - déficit) entre o ativo financeiro e o passivo financeiro. Considerando que o TCEMG exigiu nova conta para tal controle, ou seja, a conta 8291.0.00.00 no lugar de8211.1.00 é possível ver o destaque da movimentação das duas contas, de acordo com o exercício anterior e atual. Cabe ressaltar que a conta 8211.1.00.00 compreende o valor das disponibilidades de recursos a utilizar durante o exercício; enquanto a conta 8291.0.00 recepcionou o registro do valor das disponibilidades de recursos a utilizar no encerramento do exercício.

Controle Interno é a fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos , ou sobre produtos, etc. para que não ocorram desvios das normas preestabelecidas. Finalidade - Assegurar que os órgãos atuem em consonância com os princípios constitucionais, em especial legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Função - Acompanhar a execução dos atos e apontar, em caráter sugestivo, preventivo ou corretivamente, as ações a serem desempenhadas. Ressalta-se o caráter opinativo do CI porque o gestor pode ou não atender a proposta que lhe seja indicada, sendo dele a responsabilidade e risco dos atos praticados. O Controle Interno controla para o gestor, amplia sua visão, seu conhecimento de todos os meandros da administração. O sistema de controle interno é o somatório das atividades de controle exercidas por cada unidade no dia-a-dia em toda a organização. Controle Externo é a fiscalização exercida sobre as pessoas, órgãos, departamentos ou sobre produtos pela Câmara, Prefeitura, Tribunal de contas e pela População, CISAB e Conselho Municipal de Saneamento.

• Prestação de assessoramento técnico-jurídico a Comissão Permanente de Licitação e ao Pregoeiro do SESAM quanto à elaboração e análise dos Editais Licitatórios, bem como os processos de dispensa de licitação, emitindo os respectivos pareceres, acompanhamento, sempre que necessário, as sessões públicas das licitações realizadas pelo SESAM, orientando, sempre que solicitado; • Assessoramento ao Setor de Dívida Ativa do SESAM, acompanhando os procedimentos e processos, emitindo os respectivos pareceres e ajuizando ações de execução fiscal pertinentes; • Elaboração de contratos, aditivos, termos de compromisso, convênios, ofícios e outros documentos de natureza jurídico administrativa; • Integrar e/ou fornecer subsídios a comissões de sindicância e processo administrativo, disciplinar ou não; • E praticar os demais atos e promover medidas que se relacionem com atribuições inerentes à função de assessora jurídica.

REALIZAÇÃO DE LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS No dia 22 de Junho de 2016 o SESAM realizou um leilão dos bens inservíveis da autarquia, de acordo com o §5º art.22 da Lei 8.666/93, em que foram leiloados sucatas de hidrômetros, móveis e de informática e o valor arrecadado foi utilizado pra pagar parte do caminhão MB ACCELO 1016 adquirido para o sistema de água.

05

SESAM

SISTEMA DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ( ETA ) TRATAMENTO DE ÁGUA EM CARMÓPOLIS DE MINAS. TRATAMENTO CONVENCIONAL: -Captação Ribeirão Japão -Adução de água bruta -Tratamento -Reservação -Adução de água tratada para 3 reservatórios -Distribuição Tratamento de água de captação superficial Fases de tratamento -Coagulação: A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com dosagem de policloreto de alumínio. Este produto químico, chamado coagulante, tem o poder de aglomerar a sujeira formando flocos. -Floculação: Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos se misturam uns com outros, ganhando peso, volume e consistência. -Decantação: Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, pela força da gravidade, no fundo dos tanques. -Filtração: A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Para isso, ela passa por filtros construídos por camada de areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retém a sujeira ainda restante.

-Desinfecção: A água já está limpa quando chega nesta etapa, mas não está apropriada para o consumo. Por isso ela recebe ainda mais uma substância: o cloro, para eliminar os germes nocivos à saúde. O cloro serve também para garantir a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios. -Correção de ph: Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a nossa água não necessita de correção de ph, pois este se encontra adequado conforme Portaria 2914 do Ministério da Saúde. -Fluoretação: Depois de receber tratamento completo, a água é fluoretada, em atendimento à portaria do ministério da saúde. A fluoretação consiste na aplicação de uma dosagem de um composto de flúor. Ela reduz a incidência de cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos. - Tratamento de água dos povoados: A água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, o que elimina as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais. Os povoados que utilizam o tratamento de água de captação subterrânea são: Japão Grande, Gerais, Formiga, Paciência, Córrego do Paiol, Pará, São José, Aterro Sanitário e distrito do Bom Jardim. - Reservação: A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: 1-Manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema; 2-Atender as demandas extraordinárias como as que ocorrem no

IMPORTÂNCIA SANITÁRIA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA:

LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA Depois do tratamento realizado pelo SESAM é hora do cliente fazer sua parte e zelar pela qualidade do produto oferecido. Para isso, é imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e lavar a caixa d' água a cada seis meses. Confira aqui dicas para fazer isso da forma correta e, o mais importante, com segurança. 1) Programe com antecedência o dia da lavagem da sua caixa d'água. Escolha de preferência um fim de semana em que você não tenha compromissos agendados.

Sob o aspecto sanitário, o abastecimento de água visa fundamentalmente: • Controlar e prevenir doenças; • Facilitar a prática de hábitos higiênicos com instalações de pia, tanques, chuveiros, lavagem de roupa, preparos de alimentos, limpeza de vasilhas, lavagem das mãos, banho diário.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA:

2) Tenha certeza de que a escada que dá acesso à caixa está bem posicionada e que não há o risco de escorregar. 3) Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a boia. 4) Armazene água da própria caixa para usar enquanto estiver fazendo a limpeza. 5) O fundo da caixa deve estar com um palmo de água. 6) Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.

Sob o aspecto econômico, o abastecimento de água visa ao maior desenvolvimento e progresso da comunidade: • Melhorando a vida útil do indivíduo (pelo prolongamento do tempo de vida ou pela diminuição do tempo perdido com doenças) • Diminuindo os gastos com tratamento de doenças de veiculação hídrica ou verminoses. • Propiciando a instalação de industria e comércio. • Facilitando o combate a incêndio. • Facilitando as práticas esportivas e recreações. • Facilitando a limpeza pública

MELHORIA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

7) Utilize um pano úmido para lavar as paredes e o fundo da caixa. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos. 8) Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes. 9) Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe por duas horas e use esta solução desinfetante para molhar as paredes com a ajuda de uma brocha e um balde ou caneca de plástico.

período de calor intenso ou quando, durante o dia, todo mundo usa água ao mesmo tempo. -Rede de distribuição: Para chegar às nossas casas, a água passa por vários tubos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas tubulações são chamadas rede de distribuição. Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Nos trechos da rede onde há menor pressão, instala-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para os locais mais altos. Muitas vezes, é preciso construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos da rede com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras, que não é nosso caso. -Ligações domiciliares: A ligação domiciliar ou ramal predial é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja, indústria, fazendo a água chegar às torneiras. Para controlar, medir, e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel, instala-se um hidrômetro junto à ligação. A instalação do hidrômetro visa reduzir o desperdício, revelar perdas de água e fornecer uma base justa para cobrança. -Limpeza das caixas d'água: Depois que a água passa por diversos processos de tratamento, ela é distribuída à população totalmente livre de impurezas. Ao chegar a casa do cliente a água tem outro local de armazenamento: a caixa d'água, esta deve ser lavada periodicamente e precisa ser mantida bem tampada, para que nenhum bicho ou sujeira entre nela. Esses cuidados são imprescindíveis, já que a responsabilidade do SESAM é garantir a qualidade da água até as ligações. Daí por diante a responsabilidade é do consumidor. Por isso é importante manter a caixa d'água limpa, para evitar a incidência de doenças.

Objetivando um aumento da quantidade de água tratada e melhoria da sua qualidade, o SESAM realizou uma obra na Estação de Tratamento de Água com reforma dos filtros, decantadores, floculadores, calha paschal, tubulações de água bruta, substituição dos registros por válvulas, alteração do sistema de dosagem de produtos químicos e pintura da ETA.

10) Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas. 11) Não use esta água de forma alguma por duas horas. 12) Passadas as duas horas, ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa. 13) Procure usar a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos. 14) Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. 15) Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada.

"Caro usuário, conheça nossa Estação de Tratamento de Água!" 06

SESAM

07

SESAM

• O SESAM realiza a manutenção de limpeza anual ou quando necessitar dos reservatórios e das redes; • Implantação do sistema de acompanhamento do nível do reservatório. • Foi realizada a substituição de 600 metros de rede água no Córrego Fundo; • Atendimento a vazamentos e cortes de água; • Recuperação com asfalto em locais de ligação de água e esgoto,

• Substituição do reservatório da Paciência;

• O SESAM adquiriu um caminhão MB Accelo 1016 para manutenção do sistema de água. Este veículo substituirá o caminhão MB 710 placa HMM 1489 de carroceria, em que será colocado um tanque e deslocado para manutenção de rede de esgoto, onde realizará trabalho de limpeza e desobstrução que trará menos desgaste .

• Pintura do reservatório do bairro Santo Antônio;

SISTEMA DE ESGOTO DEJETOS: Um dos maiores problemas do saneamento é o destino dos dejetos domésticos (principalmente fezes e urinas). Estes contem grandes números de agentes patogênicos e não patogênicos que permanecem no meio ambiente, podendo ser fontes de transmissão de doenças. Estes problemas tornam-se graves nas comunidades onde a falta de sistema de tratamento de esgoto sanitário e a falta de educação sanitária permitem o lançamento de dejetos em regos e no solo e a utilização deles na adubação das hortas e dos pastos. Lançado na superfície do solo, os dejetos poluem o local, favorecendo a proliferação de moscas, que contaminam não só os alimentos como também os animais. Arrastados por enxurradas, os dejetos levam contaminação a rios ou represas que podem estar sendo usados para abastecimento. Algumas das doenças cuja transmissão se processa através dos dejetos são: febre tifoide e paratifoide, diarreia e enterites infantis e adultas, hepatites, disenterias, verminoses, paralisia infantil etc. Há soluções bastante simples para o problema dos dejetos, como a construção de fossas, por exemplo. A implantação de sistemas de esgoto sanitário é, no entanto, a solução definitiva para o problema.

SISTEMA DE ESGOTO Toda água usada deve ser coletada e canalizada de maneira conveniente para que seja afastada das comunidades. Nas zonas rural e suburbana, devem-se usar recipientes (pias, bacias, lavatórios, vasos sanitários etc) e canalizações adequadas, que conduzam as águas usadas e os dejetos à fossa séptica, aos sumidouros ou a sistemas simplificados. Essa água já usada de várias maneiras contem uma série de impurezas, inclusive matéria fecal que podem transmitir muitas doenças ao homem. Essa água usada é chamada de esgoto. O conjunto de elementos que conduz a um destino correto forma o sistema de esgotamento sanitário. A primeira unidade de um sistema de esgoto é a rede domiciliar. Esta coleta água vinda das pias, dos tanques e dos vasos sanitários e a encaminha para a rua, onde existe uma rede própria para receber o esgoto, chamada rede coletora. O esgoto escoa por gravidade e procura sempre os pontos mais baixos, tendendo a chegar a um curso d'água (córrego, rio, lago etc.) A própria natureza tem a capacidade de purificar a água quando esta recebe esgoto de diversos tipos. Essa purificação natural ocorre através do consumo da matéria orgânica dos esgotos pelos microorganismos, quando na presença da água. Entretanto os cursos d'água têm uma capacidade limitada para isso. Se a carga orgânica for muito grande, os microorganismos demandarão todo oxigênio da água, matando todo curso d'água e assim se torna impróprio para a vida. Por isso, ao longo dos cursos d'água, são construídas redes que interceptam o esgoto, chamadas de interceptores. Instalados ao longo dos córregos, lagos e rios. Esses interceptores impedem o lançamento direto dos esgotos nesses mananciais. Esses esgotos são levados para as ETES (Estações de Tratamento de Esgoto), unidades que aceleram os processos de purificação existentes na própria natureza. Através de processos biológicos, é feita a decomposição da matéria orgânica do esgoto antes dele ser alcançado no curso d'água. O sistema convencional de coleta e tratamento de esgoto funciona da seguinte forma em Carmópolis de Minas: • Coleta e transporte - os esgotos são recolhidos e transportados através de tubulações, que são chamadas rede coletora, interceptadores e emissários. • Gradeamento - ao entrar na ETE, o esgoto passa através de grades que impedem a passagem de todos os materiais grosseiros nele contidos, como, por exemplo, pedaço de pano, madeira, latas, plásticos, etc. • Deserenação - em seguida, o esgoto passa, em baixa velocidade, por canais, para que toda a areia nele contida seja sedimentada pela força da gravidade. • Oxidação biológica pela adição de oxigênio - as bactérias encontradas no esgoto reproduzem-se em grande quantidade e alimentam-se da matéria orgânica presente nele, formando flocos biológicos. • Decantação - os flocos biológicos sedimentam-se no fundo de um tanque, formando lodo. O líquido resultante dessa separação já está pronto para ser lançado num rio ou lago, sem prejuízo para o meio ambiente. • Destino final do lodo - o lodo resultante, a parte sólida da poluição, será secado ou prensado e, após a desidratação, colocado em um aterro sanitário.

08

LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO: As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pelo conjunto: oxidação biológica - redução fotossintética pelas algas. As lagoas podem ser classificadas, segundo a forma como ocorre a estabilização da matéria orgânica, em: Lagoa anaeróbia - a matéria orgânica é estabilizada principalmente pela ação das bactérias, que produzem ácidos orgânicos, sob condição anaeróbia. O mecanismo da degradação anaeróbia envolve a atividade de microorganismos facultativos na digestão ácida, seguida da atividade de bactérias produtoras de metano na fermentação alcalina. Na digestão ácida, os microorganismos facultativos, na ausência de oxigênio dissolvido, produzem material celular (síntese) e composto intermediários malcheirosos (h2s, mercaptanas), e o ph baixa para 6 até 5. Na fermentação metânica, há um desenvolvimento de bactérias produtoras de metano, que oxidam os ácidos orgânicos formados na fase anterior e produzem CO2 e CH4, o ph sobe para 7,2 a 7,5, os mal cheiros desaparecem, mas há uma formação de escuma, cor cinzenta, de aspecto não agradável. lagoa aeróbia - a matéria orgânica é estabilizada principalmente pela ação das bactérias, que produzem CO2 e água sob condição aeróbia. Neste processo a oxidação aeróbia ocorre junto com a redução fotossintética e a matéria orgânica é sintetizada, convertida em material celular, CO2 e água, pela ação das bactérias na presença de oxigênio dissolvido. As principais reações são: (CH2O)x + x O2 → 3x CO2 + H2O Proteína ( n orgânico ) → amônia → nitrito → nitrato Enxofre orgânico → sulfato Fósforo orgânico → H3PO4 → CaPO4 Os vegetais aquáticos utilizam o CO2 desprendido pelas bactérias, sintetizam a matéria necessária ao seu próprio desenvolvimento e liberam oxigênio em presença de energia solar (fotossíntese). Lagoas facultativas - são aquelas nas quais ocorrem, simultaneamente, processo de fermentação anaeróbio, oxidação aeróbia e redução fotossintética.A zona anaeróbia de atividade bêntica é sobre posta por uma zona de atividade biológica, próxima a superfície. Existindo assim um equilíbrio entre produção e consumo de co2 e oxigênio. Esse tipo de lagoa que é utilizado em Carmópolis. Em breve estará em funcionamento antes da entrada do efluente na lagoa, um reator anaeróbio visando melhorar o tratamento e o Ribeirão Japão e Córrego Lava pés poderá receber um efluente tratado sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

SESAM • Limpeza parcial da lagoa Lava-pés para melhorar o funcionamento do sistema de tratamento; • Manutenção e limpeza das ETEs, com a retirada de sólidos e lixo no gradeamento, manutenção da jardinagem, capina e limpeza das bordas da lagoa.

SISTEMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS O processo tem início com a coleta dos resíduos de porta a porta pelas ruas da cidade, sendo um veículo para coleta de resíduos orgânico e outro veículo para coleta de resíduos recicláveis. As coletas são feitas a partir da 07 horas da manhã de acordo com a seguinte tabela:

• Acompanhamento e fiscalização da construção dos reatores das ETEs Palmeiras e Flores e no povoado do Japão Grande, que está sendo realizado com recursos do governo federal através da Funasa em parceria com a prefeitura e a manutenção ficará a cargo do SESAM;

Reator da Estação de Tratamento de esgoto Várzea das Palmeiras

Reator da Estação de Tratamento Várzea das Flores

COLETA DE RESÍDUOS QUINZENAL HORÁRIO 07:00 HORAS

Reator da Estação de Tratamento do Bom Jardim das Pedras

Reator da Estação de Tratamento do Japão Grande

COLETA DE RESÍDUOS SEMANAL HORÁRIO 07:00 HORAS

• Construção de 170 metros de rede de esgoto na rua Duque de Caxias e Virgínia Ferreira de Oliveira em parceria com a prefeitura e moradores local, para asfaltamento;

• Construção de 130 metros de rede de esgoto e água no distrito de Bom Jardim das Pedras próximo á escola;

• Construção da elevatória do setor industrial na marginal da 381 para bombeamento do esgoto do setor industrial para um poço de visita (pv) com elevação de cota;

• Construção de 300 metros rede de esgoto no povoado de Japão Grande em parceria com a prefeitura, aproveitando a construção de drenagem. • Construção de poços de visitas em diversos pontos da cidade, para melhoria na manutenção; •Atendimento a entupimento de esgoto; • Construção de 600 metros de rede de esgoto na Prata em parceria com a prefeitura e moradores do local;

09

Após essa coleta eles são levados para a Estação de Tratamento de resíduos sólidos, para passarem pela triagem, que é a separação dos diversos tipos de resíduos de acordo com a destinação de cada um.

SESAM Os recicláveis - Os resíduos são separados para formar fardos de pronta entrega. Exemplo: plástico, papelão, jornal, vidro e etc, de forma que os torne comerciais para um bom aproveitamento no processo de reciclagem. Os orgânicos - passam pela triagem para retirada da sacolinha, sendo transportado para o pátio de compostagem, virando adubo para serem utilizados em jardinagem. Exemplo: restos de comida, cascas, sobras de alimentos, frutas, verduras e folhas secas. O rejeito - é recolhido no mesmo dia do resíduo orgânico, porém devem estar dispostos em sacos plásticos separados. Exemplo: fralda descartável, absorvente e papel higiênico. Ele passa pela triagem para retirada das sacolinhas e depois é encaminhado para o aterro. A ASCAR é a Associação de Coletadores de Recicláveis de Carmópolis de Minas e ela é a responsável pela triagem dos resíduos recicláveis e orgânicos e a venda dos materiais. A coleta dos resíduos hospitalares são realizadas semanalmente, através de contrato, pela empresa Pro ambiental, localizada em Lavras MG, nas clínicas odontológicas, laboratórios, barbearia, posto de saúde, hospitais e levados para incineração. Coleta de retalho é feita quinzenal de porta a porta nos locais cadastrados. Coleta de eletrônico é feito de porta a porta mediante comunicação do solicitante ao SESAM e abertura de ordem de serviço (OS). Coleta de especial também é feita através de OS e são sofás, fogões, geladeiras e guarda-roupas. Galpão de triagem

LIMPEZA URBANA • Limpeza e varrição diária das ruas centrais da cidade, e uma vez por semana dos demais logradouros, capina das ruas do centro, dos bairros e povoados.

• Instalação de drenos de gás na estação de tratamento de resíduos sólidos ;

• Instalação de coletoras de resíduos nas praças;

• Troca do portão da estação de tratamento de resíduos sólidos • Reforma da placa de identificação da estação de tratamento de resíduos sólidos; • Transporte e aterramento de resíduos; • Coleta aproximada de 2.520 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis por ano; • Acompanhamento e fiscalização de resíduos sólidos;

SISTEMA DE MEIO AMBIENTE Existem agentes na natureza que são indispensáveis por possuírem diversas finalidades. Além exercerem as atividades básicas como auxiliadores an purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradores de CO2, capturando gases e devolvendo oxigênio para atmosfera; armazenadores de boa parte da demanda pluvial que serve de abastecimento dos lençóis freáticos, são também protetores do solo, evitando as erosões e deslizamentos de terra. O investimento no tiplano de asmud para reflorestamento é uma forma muito eficaz para recuperação de áreas degradadas. Para que cada vez mais árvores sejam preservadas, várias cidades brasileiras possuem uma política ambiental específica para revitalizar espaços públicos. O SESAM é um investidor em ações de proteção ao Meio Ambiente e podemos citar como exemplo o cercamento de nascentes, preservação de matas ciliares ao redor da Estação de Tratamento de Água, taesção de mentotrata de Estogo avárze dsa resflo e Estação de Tratamento de Esgoto Várzea das Palmeiras.

10

SESAM

PROJETO NASCENTES Em parceria com o CODEMA e a Prefeitura, trabalhamos com o projeto de fechamento e revegetação de nascentes e doação de mudas, dando prioridade as nascentes do Ribeirão Japão, que é a fonte de abastecimento da sede do município. As nascentes já cercadas são 26, localizadas em vários povoados e as nascentes do nosso ribeirão estão nos povoados: Ponte Grande, Gerais, Peão, Cachoeira da Lages, Cotia, Córrego Fundo, Lages, Japão Grande, Vargem Grande, Bocaina/Tenente e Brasilandia.

PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES Não há nenhuma novidade para nós que a água do planeta está correndo um sério risco. Sabemos também que nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares, o uso inadequado dos solos, o desperdício, a poluição dos rios, as agressões à camada de ozônio têm contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano. Portanto, os cuidados com a preservação das nascentes são imprescindíveis, pois elas são as origens dos rios que abastecem nossas casas. Elas são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d'água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios. Devemos tratar com muito zelo toda a natureza, porque nela contém bens insubstituíveis e de extrema importância, mas apesar de termos consciência de tudo isso, muitas vezes nossas atitudes deixam muito a desejar, nós negligenciamos a necessidade de tomar atitude ou mudar um hábito, por comodidade. Sabemos exatamente o que é necessário fazer, entretanto nos damos o direito de ser isentos de responsabilidades quanto ao meio ambiente, e ainda justificamos nossa maneira egoísta de agir: "só mais um papel no chão não vai fazer diferença" ou "tem gente que desperdiça muito mais água que eu". Você já chegou a pensar que o lixo jogado nas rodovias quase sempre é conduzido para os rios? Portanto, não custa nada guardá-lo dentro do veículo. O hábito de jogar bitucas de cigarro nas estradas também é outro problema, uma vez que provoca queimadas que podem atingir as matas ciliares, que são de vital importância para a preservação dos nossos rios. Como seres humanos não deveríamos ver a natureza como mãe e sim como filha, porque na verdade ela é como uma criança que não possui defesas contra nós homens, que precisa dos nossos cuidados e que está sempre de braços abertos pra todos nós independente de termos feito algo contra ela ou não. MUITA GRATIDÃO AO NOSSO RIBEIRÃO JAPÃO QUE SUPORTOU TEMPOS DIFÍCEIS DE SECA COM MUITA BRAVURA.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA No dia 22/03, que é o dia Mundial da água, o SESAM realizou, juntamente com o secretário de Meio Ambiente Flávio Henrique Cecotti e as professoras Maria de Lourdes Vaz de O. F. Machado (Diude), Carla Fernanda de O. Silva e Solange Aparecida Costa, uma visita com os alunos da Escola Municipal "Lygia Vaz de Oliveira" à cachoeira do Japão Grande, onde também foi realizada uma palestra.

ORGÃOS DE CONTROLE SOCIAL: VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA

CISAB?

CISAB significa Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico Região Central - CISAB RC e é pessoa jurídica de direito público interno, do tipo associação pública, composto originalmente por municípios da região central do estado de Minas Gerais, entre eles Carmópolis de Minas, e tem como objetivo buscar prioritariamente ser um consórcio público de referência na regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, com base em normas e indicadores que garantam sua excelência e contribuam para o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público. Promover de forma efetiva a capacitação dos nossos colaboradores, a cooperação institucional entre os consorciados, a inovação tecnológica e comprometimento com a qualidade de vida da população dos municípios que o integram. O CISAB é responsável pela fiscalização da qualidade da prestação de serviços e cálculos técnicos para reajuste dos preços públicos . Constituído em 15 de julho de 2014, o consórcio atua nos termos da lei nº. 11.107/05. O poder de decisão cabe a Assembleia Geral. Localizado na Av. Amazonas, 135, Centro, salas 1408/1409 Belo Horizonte MG 30.180-903 Telefone: (31) 3789-6125 - (31) 3786-6125 Email: [email protected] OUVIDORIA: Telefone: 0800 200 4009 Email: [email protected]

11

CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO Com a finalidade de acompanhar e opinar sobre o planejamento e execução dos projetos e atividades do SESAM, a prefeitura, através da Lei Municipal nº 2.101, de 29 de maio de 2.015, no art. 10º autorizou a criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico, que é composto, por 50% de representantes do poder público e 50% de usuários.

SESAM "SESAM - 37 ANOS JUNTO COM VOCE!" REGULAMENTO O SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL – SESAM, de Carmópolis de Minas, visando comemorar seus 37 anos de serviços prestados à população carmopolitana, e ainda estreitar o vínculo entre a autarquia e seus usuários, lança seu primeiro desafio. Como instrumento de pesquisa e meio para a solução das respostas necessárias ao atendimento das ações para participar do desafio proposto, será utilizado o Boletim Informativo de junho de 2017, tendo como norma reguladora o seguinte: Artigo 1º - Do Desafio e premiação – Com a finalidade de testar o conhecimento e o interesse de nossos usuários pelas questões do saneamento em nosso município, o SESAM lança 03 (três) desafios à população com distribuição de prêmios aos vencedores. O período do desafio é o compreendido entre 01 de julho de 2017 a 20 de outubro de 2017, utilizando como norma este Regulamento e o meio de pesquisa e ação, o Boletim Informativo de junho de 2.017, sendo: a) Desafio 1º 1º. Passo: Na matéria intitulada “Sistema de Meio Ambiente” o leitor deverá encontrar palavras “desconexas” inseridas no texto e formar a frase que dará os passos para encontrar a solução do enigma. 2º. Passo: De posse da frase, o leitor deverá, ainda, encontrar nas páginas do Boletim o Mapa do Google, correspondente ao local em que deverá executar a ação proposta pela frase encontrada. 3º. Passo. Encontrado o local onde será efetuada a ação, o leitor deverá procurar a comissão organizadora para confirmação da exatidão da sua conclusão, caso esteja correto receberá instruções para prosseguir e concluir a etapa. A atividade deverá ser executada até as 10:00 h do dia 20/10/17. Premiação: 1 Celular J1.6 no valor de R$640,00 (seiscentos e quarenta reais) b) Desafio2º: Na matéria intitulada “Saneamento” o leitor deverá encontrar palavras (inseridas ali aleatoriamente e que não tem nada a ver com o texto) e formar a frase que o levará a decifrar o enigma, cuja interpretação deverá ser entregue no SESAM para que o objeto seja retirado pela comissão responsável pelo desafio até as 10:00 h do dia 20/10/17. Premiação: 1 Bicicleta aro 26 de 18 marchas para adulto no valor de R$470,00 (quatrocentos e setenta reais);

c) Desafio 3º. Apresentar conta paga, mais antiga, emitida pelo SAAE de Carmópolis de Minas até as 16:30h do dia 19/10/17. Premiação: Tênis Olympikus no valor de R$240,00 (duzentos e quarenta reais) Artigo 2º - Da apuração – A apuração para determinar quem venceu cada desafio competirá à Comissão nomeada para tal fim, e ocorrerá no dia 20 de outubro de 2017 às 10:30 horas, sendo os casos de empate definidos por sorteio. § 2º - A participação é aberta a todas as pessoas cuja residência esteja inscritas no cadastro de usuários do SESAM excluindo os seus funcionários e parentes de 1º grau. A participação de menor de 16 anos é de responsabilidade exclusiva dos pais ou responsável e vinculada ao cadastro da residência onde mora. Artigo 3º Da Entrega da premiação – A premiação será entregue aos vencedores no dia 20 de outubro de 2017 em local a ser definido pelo SESAM às 15:00 horas em ato público.

COLABORADORES DO SESAM DIRETORIA GERAL Geraldo Márcio Faleiro DIRETORIA ADJUNTA Eloísio Francisco do Nascimento DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Luis Carlos de Souza Campos Antonio Pinto de Rezende ASSESSORIA JURÍDICA Cláudia Maria dos Anjos SETOR DE CONTABILIDADE José Giovani Santos

DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 4º - O período de validade do desafio é de 01 de julho de 2017 a 20 de outubro de 2017. Artigo 5º - Vencerá o desafio o primeiro que apresentar o resultado válido para o mesmo até a data definida final para seu cumprimento mencionada no Art. 1º. Artigo 6º - A Comissão organizadora do evento juntamente com o SESAM e seus patrocinadores não se responsabilizam por quaisquer incidentes que ocorram durante o evento e seu cumprimento, cabendo aos organizadores do mesmo o pronto atendimento, e esclarecimento aos participantes. Artigo 7º - Ao participar deste Desafio, os interessados assumem total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceitam totalmente o REGULAMENTO, assumem todas as despesas como: Transporte, e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO. Artigo 8º - Fica determinado que em caso de descumprimento deste regulamento, o participante estará automaticamente DESCLASSIFICADO da participação. Artigo 9º - Ao fazer parte deste EVENTO, o participante cede todos os direitos de utilização de sua imagem. Artigo 10º - Em se tratando do Desafio 3º deste regulamento, será declarado vencedor o participante que trouxer a conta paga mais antiga do SAAE de Carmópolis de Minas entre as que forem apresentadas. Em caso de empate (duas ou mais contas com o mesmo mês e ano de referência), será realizado sorteio entre os participantes. Serão desclassificadas contas ilegíveis. Artigo 11º - Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão responsável pela organização do Desafio. Carmópolis de Minas/MG 15 de maio de 2017.

JOGO DOS 7 ERROS

CRUZADINHA

1

Colaboradores do SESAM

SETOR DE RECURSOS HUMANOS Carmem Cristina de Castro Oliveira CONTROLE INTERNO Simone Daniele de Castro Teixeira Cristiano Malta Soares SETOR DE ALMOXARIFADO E FROTAS Edson Agnaldo de Assis Silva Mozart Silvério Borges SETOR DE COMPRAS E PATRIMÔNIO Carmen Cristina Costa Assis Ana Carolina Lima Mendes SETOR DE LICITAÇÕES Presidente/Pregoeiro: Ernane José Constância SETOR COMERCIAL Paulo Sérgio Pereira Antônio Donizete da Trindade Cíntia Rabelo Costa Edson Costa Oliveira Geraldo Alves da Costa José Lúcio dos Reis Bárbara Beatriz Rezende Vasconcelos Patrícia dos Santos Nelci Pereira da Silva SETOR DE OPERAÇÃO E TRATAMENTO José Ângelo Vasconcelos TRATAMENTO DE ÁGUA Carlos Donizete de Almeida César Afonso Santos Edimar Jesus dos Santos José Raimundo do Silva Marciano Silva Leite

3 2

TRATAMENTO DE ESGOTO Tancredo Neves de Oliveira (Contratado) Cássio André Mendes SETOR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA Joaquim Donizete Fonseca Antônio Carlos Costa SETOR DE MANUTENÇÃO DE REDES E RAMAIS Irivaldo Gonçalves de Morais Agnaldo Rosário Alves Antônio Carmélio de Pádua Djalma Alves Rosa José Geraldo Santos José Raimundo de Morais Ledson de Moura Ronaldo da Silva Cordeiro Vanderlei Miguel de Aquino

4 5

6

SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA URBANA Mauro Batista COLETA DE RESÍDUOS Edson Fábio de Oliveira Fábio Henrique Alexandre José Ricardo Alexandre Mauro César Pereira de Oliveira Júlio Sérgio de Souza Pedro Donizete de Rezende VARRIÇÃO Alessandra dos Santos S. Loureiro Cássia Cristina Justino Pinto Cássio Tadeu dos Santos Celson Ricardo Santos Oswaldo Cruz de Castro

HORIZONTAL 2. Ribeirão do qual o SESAM capta água para tratar tornando-a potável e distribuir para a população da zona urbana. 4. Local onde se inicia um curso de água, seja grande ou pequeno. 6. São todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização.

MANUTENÇÃO Antônio Rafael Santos Azevedo Cláudio Henrique da Silva Ney da Silva Leite Robison Júnior de Oliveira Wállison de Araújo Rezende Adenilton Antônio Pinto

VERTICAL 1. Verbo que indica conservar; evitar a destruição de algo. Importante cuidado que devemos ter com a natureza. 3. Ela é insípida (sem gosto), inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor). Sua fórmula química é H² O. 5. Nome dado a água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga de vazo sanitário. Seu tratamento é importante tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população.

USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM Vicente de Paula Faria CONTRATADOS Aparecida do Carmo Márcio Tancredo Neves de Oliveira Eduardo Alves da Luz Santos

Patrocinadores do Desafio

(37) 3333 - 1837 / 9 9833-1837 RUA PADRE FRANCISCO, 161 - CENTRO CEP 35.534-000 - CARMÓPOLIS DE MINAS / MG

(37) 9 9919-7161 - Ari BR 381, KM 589 - POSTO DOM PEDRO - CARMÓPOLIS/MG Resultado da cruzadinha: Horizontal - 2.Ribeirao Japao; 4.Nascente; 6.Residuos Solidos | Vertical - 1.Preservar; 3.Água; 5.Esgoto

12

JORNAL SESAM.pdf

... was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. JORNAL SESAM.pdf.

6MB Sizes 19 Downloads 101 Views

Recommend Documents

Jornal nº1.pdf
véspera da Imaculada Conceição. Os romeiros noturnos. percorrem a famosa Via Ápia Antiga até à igreja do Quo. Vadis, depois tomam a famosa Via Ardeatina, ...

Jornal 49.pdf
4485-860 VILAR DO PINHEIRO – Vila do Conde. Telef. 229 260 646 – Fax 229 271 299. E-mail: [email protected]. CARLOS MOTA. S E G U R O S.