UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPTO. CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS E SOCIAIS Prof.ª MÁRCIA MIRANDA

MS-DOS

Areia - PB 2014

MS-DOS é uma abreviação de MicroSoft Disk Operating System (Sistema Operacional em Disco da Microsoft). É um nome genérico do sistema operacional licenciado pela Microsoft Corporation para uso em vários microcomputadores de diferentes de fabricantes. Alguns destes fabricantes alteram o MS-DOS para melhor adaptá-lo a seus computadores dando-lhe novos nomes, como PC-DOS ou Z-DOS. Você pode abrir o comando do DOS no seu computador pelo Prompt de Comando. Baseando-se no nome Disk-Operating System (Sistema Operacional em Disco, ou DOS), podese imaginar que tudo o que o MS-DOS faz é gerenciar seus discos. Entretanto, o MS-DOS faz muito mais que isto: ele proporciona um modo de se dizer ao computador qual o programa ou comando que se deseja executar, onde ele encontrará este programa ou comando e o que ele deve fazer com ele. Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como decisivo na evolução da informática nas décadas 80 e 90. Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema Operacional Rápido e de Baixa Qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.

O sistema operacional pode ser considerado como operacional em dois níveis: O primeiro nível é um sistema de gerenciamento de hardware: o MS-DOS coordena a unidade central de processamento do computador (a CPU, que é o chip microprocessador que atua como o "cérebro" do computador) com o resto do hardware. Nesta capacidade, o MS-DOS capta o caractere digitado no teclado, codifica-o de forma que a CPU possa entender e, então, exibe-o no monitor de uma forma que o usuário possa entender. Ou seja, o MS-DOS atua como intermediário. Ele também executa pequenas tarefas relacionadas com a utilização dos programas, como a formatação de um disco, ou informando-lhe sobre os arquivos que se encontram em um determinado disco. O segundo nível no qual o MS-DOS opera é a função utilitária. Nesta capacidade, o MS-DOS executa comandos, o que lhe permite interagir diretamente com o computador. Estes comandos executam funções como renomear arquivos no disco ou copiar arquivos de um lugar para o outro. O MS-DOS trata de seus próprios comandos exatamente como os programas de aplicação. Estes comandos, entretanto, são mais limitadores que a maioria dos programas de aplicação, cada comando possui um nome, que é geralmente de fácil memorização.

 Comandos: Abaixo segue uma lista de comandos do sistema operacional MS-DOS da Microsoft. Para obter ajuda na utilização de um comando, digite /? logo após o nome do comando, na tela do MS-DOS.

Exemplo: C:\> DIR /?

Ao invés de ser executado, o MS-DOS retornará uma página de ajuda do comando escolhido (com a definição, opções disponíveis e talvez alguma observação).

No prompt do MS-DOS digita-se: C:\>

CLS O comando CLS é usado para apagar todas as informações mostradas na tela. C:\> CLS

DATE O comando DATE é usado para mostrar a data atual do sistema, podendo ser atualizada. Ao digitar uma nova data, pode ser usado como caractere separador o hífen, a barra ou o ponto (dd-mm-aaaa, dd/mm/aaaa ou dd.mm.aaaa). C:\> DATE

DELTREE O comando DELTREE é usado para apagar um ou mais diretórios junto com todos os seus subdiretórios e arquivos neles contidos. C:\> DELTREE \

DIR O comando DIR é usado para listar arquivos e diretórios. C:\> Dir C:\> Dir E: (Listar diretórios do drive E) C:\> Dir F:M*.* (Listar diretórios do drive F que começam com a letra M) C:\> Dir *.J* (Listar diretórios do drive C que sua EXTENSÃO comece coma letra J) D:\> Dir C: L*.K* (listar arquivos do drive C que começam com a letra L e sua extensão começa com a letra K)

LABEL Usado para consultar/renomear uma unidade/volume. C:\> LABEL C:\> Label A:Maria (Alterar o nome do drive A para “Maria”)

MEM O comando MEM é usado para mostrar informações sobre o uso da memória RAM. C:\> MEM

RMDIR ou RD O comando RMDIR, ou abreviadamente RD, é usado para remover um diretório (ele tem que está totalmente vazio). C:\>RD C:\>RD C:\>RD C:\>RD

\Docum (Remover diretório DOCUM) \Alunos\Maria (Remover subdiretório MARIA contido em ALUNOS) \Alunos\Jose (Remover subdiretório JOSE contido em ALUNOS)

TREE O comando TREE exibe de forma gráfica a estrutura de pastas de uma unidade ou caminho. C:\> TREE C:\> TREE C:\> TREE C:\> TREE drive A)

(Listar árvore de diretório do drive C) A: (Listar a árvore de diretórios do drive A) A:DOCUM (Listar árvore de diretório de DOCUM que está no

TIME O comando TIME é usado para mostrar a hora atual do sistema, podendo ser atualizada. C:\>TIME Hora atual: 23:15:08,73 Digite a nova hora: 20:06:01,30

TYPE O comando TYPE exibe o conteúdo de arquivos de textos através do prompt de comando. C:\>TYPE C:\>TYPE C:\windows\directx.txt (Listar conteúdo do arquivo DIRECTX.TXT que está contido no drive C) C:\>TYPE C:\texto.txt (Listar conteúdo do arquivo TEXTO.TXT contido no drive C)

VER O comando VER é usado para mostrar a versão do sistema operacional em uso. C:\>VER Windows 98 [Versão 4.10.2222]

VOL O comando VOL é usado para mostrar o nome do Volume. C:\>VOL O Volume do drive C: é ALFREDO

DEL O comando DEL é usado para remover arquivos. C:\>DEL C:\> DEL E:Xis.tex (Remover o arquivo XIS.TEX contido no drive E) C:\> DEL F:B*.* (Remover arquivos do drive F que começam com a letra B) C:\> DEL D:*.DOC* (Remover arquivos do drive D que tenham como extensão DOC)

COPY O comando COPY é usado para copiar um ou mais arquivos de um diretório para outro. C:\>COPY C:\>COPY D:\EXEMPLO\ARQUIVO.TXT E:\PASTA (Copiar o arquivo ARQUIVO.TXT contido no diretório EXEMPLO que está contido no drive D para o diretório PASTA contido no drive E) C:\>COPY A:F*.* D: (Copiar todos os arquivos do drive A que começam com a letra F para o drive D) C:\>COPY E:*.JPG* D:\FOTOS (Copiar arquivos do drive E que tenham como extensão JPG para o diretório FOTOS que está no drive D)

Dica: Para copiar todo o conteúdo de uma pasta, use *.* C:\>COPY C:\*.* E:\PASTA (Copiar todos os arquivos do diretório C para o diretório PASTA contido no drive E)

RENAME ou REN O comando é usado para alterar o nome de um arquivo. Pode ser abreviado para REN. C:\> REN C:\> REN EX.DOC Exemplo.DOC (Mudar o nome do arquivo EX.DOC para Exemplo.DOC) C:\> REN *.JPG* *.BMP* (Mudar a extensão dos arquivos em JPG para BMP)

MKDIR ou MD O comando MKDIR, ou abreviado MD, cria um diretório ou subdiretório. C:\>MD C:\>MD /diretorio1 (Cria um diretório chamado DIRETORIO1) C:\>MD /diretorio1/diretorio2 (Cria um subdiretório DIRETORIO2 no diretório DIRETORIO1)

CHDIR ou CD O comando CHDIR, pode ser abreviado para CD, é usado para trocar o diretório corrente ou acessar um subdiretório. C:\>CD C:\>CD C:\WINDOWS\Desktop\Exemplo (Move você para o subdiretório EXEMPLO, dentro do diretório DESTKTOP) C:\> CD \Alunos\Jose (Move você para o subdiretório JOSE contido no diretório ALUNOS) C:\> CD . . (Volta ao diretório anterior) C:\> CD \ (Volta a raiz dos diretórios)

[UN]: A ação muda de drive corrente. C:\> E: (Mudar para o drive C:\>F: (Mudar para o drive E:\>C: (Mudar para o drive

ir> E) F) C)

MONITORIA (MS-DOS).pdf

Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. MONITORIA (MS-DOS).pdf. MONITORIA (MS-DOS).pdf. Open.

458KB Sizes 4 Downloads 201 Views

Recommend Documents

Edital monitoria CCET 2017.2.pdf
O Diretor Pro Tempore do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias - CCET, com base. na Resolução n° 002/2016 do CONEPE e edital PROGRAF/CPOG ...