"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte.“ Oscar Niemeyer

O portfólio visa apresentar a intervenção urbanística feita na praça Major Joaquim de Queiroz, situada no bairro Santana em Porto Alegre. Sintetiza assim, o processo projetual da praça como um todo e do espaço edificado – centro cultural.

O Santana, localizado na região central de Porto Alegre é considerado um bairro residencial de classe média e heterogênea, que possui um comércio de pequeno porte, contando com bares e casas noturnas. Uma parte é bem central, bastante agitada, provida de uma boa infraestrutura de comércio, serviços, saúde e educação; já a outra é bem mais residencial e tranquila.

A Praça Major Joaquim de Queiroz encontra-se na parte tranquila do bairro. Embora seja rodeada por posto de gasolina, supermercado, escola e bares, o que prevalece é o caráter residencial devido os prédios domiciliares do seu entorno.

Croquis iniciais General Jacinto Osório

Jerônimo de Ornelas

Dos extremos de maior concentração de pessoas surgiu o principal eixo de circulação. A partir dele, delimitou-se o zoneamento, dando prioridade a edificações mais voltadas para o interior da praça –o que chama mais as pessoas para dentro dela – e o playground para a área de menor tráfego de veículos para segurança das crianças.

Zoneamento

Eixos compositivos

N Circulação

Casa conteiner – Portfólio virtual de arquitetura e engenharia (GO)

CROQUI O projeto explora o deslizamento de conteiners tanto no sentido vertical quanto no horizontal com o objetivo de criar mais espaços fechados e cobertos do que se estivessem alinhados. ASPECTOS FUNCIONAIS ASPECTOS ESTRUTURAIS

Pav. Inferior

Pav. Superior

Setor íntimo Setor público Setor de serviços

Kaiak pavillion at long dock park – ARO architeture research office NY

ASPECTOS ESTRUTURAIS

O projeto contém um espaço coberto de estar e outro fechado cuja função é o armazenamento dos caiaques usados no parque.

ASPECTOS FUNCIONAIS CROQUI

Setor público Setor de serviços

Casa Teraville– AT arquitetura

ASPECTOS FUNCIONAIS CROQUI

Pav, Inferior

O projeto conta com uma estrutura volumétrica, que seria a casa em si, e outra planar, que constituem os espaços cobertos e abertos – área de lazer e jardim.

Pav.Superior ASPECTOS ESTRUTURAIS Setor íntimo Setor público Setor de serviços Pav, Inferior

Pav.Superior

Norte

A hipótese dispõe da adição de blocos, um deles com abertura na fachada oeste, a qual se encontra a praça seca, o que daria uma conexão maior entre a edificação e o interior da praça.

Oeste

Sul

Leste

Norte

Desencontro de paredes e lajes com acervo predominantemente em vidro para maior visibilidade da praça.

Oeste

Sul

Leste

Norte

Oeste

Disposição de alturas diferentes dos sólidos e do encaixe da laje; acervo em vidro para maior interação com a praça e fachadas de acesso principal oeste e norte pelo mesmo motivo.

Sul

Leste

Norte

Oeste

Sul Leste

Eixos compositivos

Circulação

Zoneamento

Norte

Oeste

Leste

Sul

N

FACHADA NORTE Considerada a entrada principal já que está votada para a praça seca e isso estabeleceria uma relação maior com o interior dela.

FACHADA OESTE Considerada, assim como o lado norte, um dos principais acessos devido sua ligação com o principal eixo de circulação da praça. Possui brises verticais devido sua exposição ao sol durante a tarde.

FACHADA SUL Porta que dá saída para o teatrinho a céu aberto; uso de vidraçaria para maior obtenção de luz já que no lado sul o sol não incide diretamente mas gera luminosidade na maior parte do dia, ideal para espaços de leitura.

FACHADA LESTE Voltada para uma área de estar gramada, sem acesso para os espaços fechados somente com a entrada para o espaço coberto.

paloma melo.pdf

de uma boa infraestrutura de comércio,. serviços, saúde e educação; já a outra é bem. mais residencial e tranquila. Page 4 of 27. paloma melo.pdf.

5MB Sizes 2 Downloads 168 Views

Recommend Documents

paloma-blanca.pdf
Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. paloma-blanca.pdf. paloma-blanca.pdf. Open. Extract. Open with.

UNA PALOMA BLANCA.pdf
f. kz. k. t. k k k k i. bf. Do7-FaM. k. k. k. k. k. k. k. k. Una paloma blanca 2/2. Page 2 of 2. UNA PALOMA BLANCA.pdf. UNA PALOMA BLANCA.pdf. Open. Extract.

UNA PALOMA BLANCA.pdf
k. Una paloma blanca 2/2. Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... UNA PALOMA BLANCA.pdf. UNA PALOMA BLANCA.pdf. Open. Extract.

UNA PALOMA BLANCA.pdf
s. bD. n n n n J. DoM - Fa M. k. k. k. k. Do M. k. k. k. k. Do M -Fa M. k. k. k. k. 1 1 2 3 1 5 3 2 1 1 1 2 3 3 4 2 1. a j. o. k. s. k k k. k. k. t. k k. s. k. s. kz. o. k. s. k k k k k.

Download-This-Paloma-Finalist.pdf
(-PDF-) Paloma: Finalista Premio Lazarillo 2012 (La Magia De. Idria) (Volume ... Poco dispuesta a sufrir, se las ingenia para mantener el engaño. Sin embargo ...