http://www.desafiosmate.com.br/

Professor Luiz Carlos Melo

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – COMPREENSÃO POSSO TOMAR BANHO DEPOIS DAS REFEIÇÕES Tomar banho frio ou entrar numa piscina depois de ter comido não oferece riscos. O que se deve fazer é qualquer tipo de exercício físico intenso, como nadar ou surfar. Isso desvia o sangue do estômago para os músculos que estão trabalhando. Após as refeições, boa parte do seu sangue vai para o estômago e o intestino a fim de realizar uma digestão adequada. Ao praticar esportes depois de comer, a pessoa fica passando mal (enjôo, suor frio e tontura). Tomar banhos longos na banheira dilata os vasos sangüíneos da pele e desvia o sangue do estômago. [...] Marcelo Duarte. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 143-146. 1. a) b) c) d)

O que há em comum entre os músculos e os órgãos que fazem a digestão é os dois precisam de sangue para trabalhar. os dois só podem trabalhar ao mesmo tempo. os dois são responsáveis pelo mal estar das pessoas os dois são vasos sangüíneos.

2. a) b) c) d)

A finalidade do texto é ensinar como se toma banho frio em uma piscina após as refeições descrever intestino, o estômago, os músculos e os vasos sangüíneos. informar sobre os riscos da atividade física intensa após as refeições. Contar uma história de alguém que passou mal após uma refeição.

3. “Após as refeições, boa parte do seu sangue vai para o estômago e o intestino a fim de realizar uma digestão adequada”. – As palavras grifadas podem ser substituídas sem mudar o sentido da frase por a) durante as c) depois das b) antes das d) em seguida. 4. O gênero do texto é a) poético b) jornalístico

c) hum orístico

d) instr ucional

A CIDADE MACOTA “Mário não nasceu no fundo do mato-virgem. Ao contrário nasceu na cidade mais barulhenta, mais cheia de carros, motos, ônibus, poluição, chaminés, máquinas, gente e prédios do Brasil. São Paulo! Comoção das nossas vidas... São Paulo! A cidade macota lambida pelo igarapé Tietê.” Luciana Sandroni. O Mário que não é de Andrade. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001. p. 7. CIDADE MACOTA: cidade importante IGARAPÉ: pequeno rio 1. O texto descreve uma área rural ou urbana? 2. Em que cidade o Mário mora? 3. Como é a cidade de Mário? 4. O que podemos encontrar na cidade onde Mário mora?

http://www.desafiosmate.com.br/

Professor Luiz Carlos Melo

5. Onde você mora se parece com a cidade de Mário? Explique: 6. Faça um texto descrevendo o lugar onde você mora.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – COMPREENSÃO DO OUTRO LADO DO MAR “E Pedrinho viu o que havia do outro lado do mar. Era uma terra de sol, terra de matas, terra de mar... Do outro lado do mar viviam pessoas. Homens, mulheres, meninos, meninas. Todos pardos, enfeitados de penas, pintados de cores alegres. Índios. LINDOS! Viviam pássaros de todas as cores. Cobras de todos os tamanhos. Feras de todas as bravezas”. Ruth Rocha. Faz muito tempo. São Paulo: Ática, 1999. p. 14. 1. 1. Quem são os personagens do texto? 2. De onde partiram e aonde chegaram os personagens desse texto? 3. Cite algumas diferenças entre os dois grupos de pessoas. Que língua falavam? De que ou como viviam? Em que acreditavam – como eram suas crenças?

ALIMENTAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL Ao se fixar nestas terras, os portugueses trouxeram vários de seus hábitos alimentares. Par produzir algumas das comidas a que estavam de seus habituados, começaram a criar bois, vacas, ovelhas, cabras, carneiros, porcos, galinhas, patos e gansos. Cultivavam cana-de-açúcar, trigo, laranja, arroz, couve, alface, alho, limão e muitos outros vegetais. O uso do ovo de galinha na alimentação foi outra tradição portuguesa trazida para a América. Mas a grande novidade introduzida pelos portugueses foi a sobremesa, ou seja, o hábito de comer doces após as refeições. Foram os portugueses que colocaram nas mesas os bolos e tortas douradas cobertas de fios de ovos, cravo e canela, delicadamente perfumados com erva-doce e hortelã. A paixão brasileira pelos doces é uma herança portuguesa.

1. Qual é o assunto central do texto? 2. Esse texto serve para que? 3. Cite três alimentos comuns na alimentação brasileira de hoje que foram trazidos pelos portugueses? 4. Qual a grande novidade alimentar trazida pelos portugueses? 5. Faça uma lista coma as refeições mais habituais na sua casa, no café-da-manhã, no almoço e no jantar.

http://www.desafiosmate.com.br/

Professor Luiz Carlos Melo

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – COMPREENSÃO O NAVIO NEGREIRO VELOZ

Em 1829, o navio português Veloz foi capturado no Oceano Atlântico, carregando 336 homens e 226 mulheres. Quando ele foi capturado, 55 escravos mortos já tinham sido jogados no mar. No interior do navio, os escravos ficavam amontoados em celas de no máximo, 90 centímetros de altura. Com a captura do navio, os escravos saíram rastejando para o convés, desesperados por um pouco de ar e água frescos. Buscado em Robert Edgar Conrad. Tumbeiros: São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 54. 1. Quem eram os homens e as mulheres transportados no navio Veloz? 2. Havia mais homens ou mulheres no navio? 3. Quantos escravos no total embarcaram no navio? 4. De onde você acha que esse navio partiu? 5. Qual o significado da palavra captura e amontoados?

A TRISTE PARTIDA O carro já corre No topo da serra Oiando pra terra, Seu berço seu lá. Aquele nortista, Partindo de pena, -De pena a sodade, Papai sei que morro! Meu pobre cachorro, Quem dá de comê? Já outo pergunta:

De longe inda acena: Adeus, Ceará! No dia seguinte, Já tudo enfadado, E o carro embalado, -Mãezinha, e meu gato? Com fome e sem trato, Mimi vai morrê! E a linda pequena, Tremendo de medo:

Veloz a corrê, Tão triste coitado, Falando saudoso Um fio choroso Escrama a dizê: -Mamãe, meus brinquedo! Meu pé de fulô! Meu pé de rosêra, Coitado, ele seca! E a minha boneca Também lá ficou. [...]”

Patativa do Assaré. Canção citada em Helder Pinheiro, Cordel em sela de aula. São Paulo: Duas cidades, 2001. 1. 2. 3.

De que trata o texto que você leu? Que personagens são apresentados e qual o local de onde eles saíram? De acordo com o texto porque essas pessoas abandonaram o local onde viviam?

http://www.desafiosmate.com.br/

Professor Luiz Carlos Melo

4. Que tipo de linguagem o poeta utiliza no poema? Por que ele fez isso? 5. Reescreva o poema fazendo a correção das palavras que você considera estar escrita de forma errada.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – COMPREENSÃO NA BAGAGEM, NOVOS RITMOS E SONS Os sertanejos que se deslocavam para as grandes cidades não levavam apenas sonhos e esperanças. Esses baianos, pernambucanos, paraibanos, cearense e tantos outros espalharam pelo Brasil os ritmos e sons do Nordeste. A letra da música a seguir, narra a saída de um nordestino do seu lugar de origem. “Quando eu vim do sertão, Seu moço, do meu Bodocó A malota era um saco E o cadeado era um nó Só trazia a coragem e a cara Viajando num pau-de-arara Eu penei, mas aqui cheguei Touxe um triângulo, no matolão Truxe um gonguê, no matolão Touxe um zabumba dentro do matolão Xote, maracatu e baião Tudo isso eu trouxe no meu matolão.” Luis Gonzaga e Guio de Moraes. Pau-de-arara. 1. Quem é o autor da letra da música? 2. Quem é o narrador? 3. De onde partiu o narrador da letra da música? 4. Que meio de transporte ele usou para viajar? 5. O que esse narrador “migrante” levou na bagagem? 6. Percebe-se que nesse texto também há um traço de humor. Que frase expressa esse lado humorístico? 7. “XOTE, MARACATU, E BAIÃO.” É possível trazer isso no matolão? Por quê? BAIRRO ALTO “O bairro está localizado em uma das partes mais elevadas da cidade, o que explica seu nome. Seus limites são o bairro Tarumã, na parte de baixo, e o bairro Atuba, na parte superior. A área onde nasceu o bairro era propriedade da família Castilho, que iniciou o loteamento em 1940, uma época em que a região era cortada por diversos riachos, que deram nome a muitas de suas ruas”.

http://www.desafiosmate.com.br/

Professor Luiz Carlos Melo

Prefeitura Municipal de Curitiba. Disponível em: www.curitiba.pr.gov.br. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

O texto que você leu apresenta a origem do nome de um bairro. Qual é o bairro? Por que o bairro recebeu esse nome? Em que cidade fica esse nome? Que elementos naturais deram nome a muitas ruas desse bairro? Qual a finalidade do texto? Onde essa informação se encontra disponível?

PORT 04.pdf

There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PORT 04.pdf.

365KB Sizes 4 Downloads 270 Views

Recommend Documents

Port Colden.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Port Colden.pdf. Port Colden.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Port ...

PORT 01.pdf
de ver bicho de goiaba. Prefiro comer de noite. Assim, não enxergo nada! 11. Que fruta a fada dondoca adora comer? A( ) banana B( ) goiaba C( ) laranja D( ) ...

Untitled - Museums of Port Isabel
The red and yellow ..... unified by the use of arches, courtyards, plain white wall surfaces, and red tile .... Used as a stair rail and also above the cornice on the.

port management pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more ...

PORT 20.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PORT 20.pdf.

PORT 60.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps.

Brackets - Port Richmond_PORT RICHMOND DIVISION.pdf ...
Page 1 of 15. 99 Lbs. Port Richmond. Port Richmond Division (on Mat 3). Daniel Timpone_. MSF. Ananda Bonanno_. PRHS. Christian Adams_. Tottenville.

Harwich International Port Container Terminal
ensures that the best use is made of the existing facilities before .... provide the capacity needed to retain and build upon the existing custom, reaping the rewards for. Harwich, the Eastern region and ..... The Harwich International Port website,.

Flooding in Port Phillip - MOBILPASAR.COM
Come along and hear from Council, Melbourne Water, and State Emergency Services. (SES) staff about how the city experiences flooding; what you can do to prepare for and respond to future floods; and, what you can expect from various government agenci

Port Delaware Arch.pdf
Page. 1. /. 1. Loading… Page 1. Port Delaware Arch.pdf. Port Delaware Arch.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Page 1 of 1.

PORT 21.pdf
O BICHO. Manuel Bandeira. Vi ontem um bicho. Na imundice do pátio. Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa. Não examinava nem ...

PORT 36.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... PORT 36.pdf. PORT 36.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying PORT ...

PORT 18.pdf
2 – Leia o texto. A sucuri. A sucuri, a maior cobra do mundo,. pode matar animais maiores que ela porque. tem força suficiente para apertar e quebrar. ossos.

PORT 26.pdf
16- O produto que não está no anúncio é. (A) Pães. (B)Bolos. (C)Refrigerantes. (D) salgados. Page 3 of 4. PORT 26.pdf. PORT 26.pdf. Open. Extract. Open with.

parallel port pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. parallel port pdf. parallel port pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying parallel port pdf.

PORT 03.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PORT 03.pdf.

PORT 09.pdf
Page 1. Whoops! There was a problem loading more pages. PORT 09.pdf. PORT 09.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying PORT 09.pdf.

development strategy saemangeum new port
industries (i.e., electronics, textiles, chemical engineering, medical, food, building materials) ...... southwestern part of the Korean peninsula, at a distance of 240.

European Port Industry Sustainability Report 2017 - portopia
Energy management is a key concern of port authorities . ...... the PERS certificate. The total number of certifications is in fact more than 64 because some ports are certified under more than one system. Figure 3 presents the results of the EMS cer

Hutchison Port Holdings Trust_2Q14_Downgrade to ...
Jul 30, 2014 - permied by law, transact with, perform or provide broking, underwring, corporate finance‐related or other services for or solicit business from, the subject corporaon(s) referred to in this report; (2) AmFraser, its connected persons