Revista LOGOS, n. 14, 2006.

102

PRÁTICAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA ECOSOFIA CARVALHO, Sibila Vieira de Graduação em Ciências Biológicas - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Biologia, Universidade de São Paulo O psicanalista francês Felix Guattari, em seu livro As três ecologias (1999), emprega o termo ecosofia como sendo a união de três ecologias fundamentais: a ecologia do ambiente, a ecologia social, e a ecologia da mente. Guattari propõe a articulação entre as três ecologias como uma tentativa de guiar a maneira de se viver em um contexto de aceleradas mutações tecnológicas e de considerável crescimento demográfico. Em vista à crise ecológica que se vivencia hoje, Guattari aponta a necessidade de uma autêntica revolução política, social e cultural, a fim de se reorientar os objetivos da produção de bens, concernindo não apenas às relações de forças em grande escala, mas também aos domínios moleculares de sensibilidade e inteligência. Nessa revolução, com relação aos paradigmas éticos, Guattari sublinha a responsabilidade e o necessário engajamento de todos os que estão em posição de intervir nas instâncias psíquicas individuais e coletivas, como os professores. No que tange os paradigmas estéticos, o psicanalista afirma que tudo deveria ser constantemente reinventado, de forma que a prática do conhecimento

evolua tanto quanto sua base teórica. Nesse contexto, depara-se com a urgente necessidade de se repensar as práticas escolares, a fim de que conhecimento, cultura e natureza possam coexistir e coevoluir em harmonia. O filósofo francês Edgar Morin, em seu livro Os sete saberes necessários à educação do futuro (2003), defende que as práticas escolares atuais devam estar centradas, dentre outros aspectos, na busca do desenvolvimento de um ser humano consciente das incertezas do conhecimento, do conturbado contexto em que este surge, e da condição humana diante de tal conhecimento, do meio que o cerca e dos outros seres vivos. Nesse trabalho pretendemos analisar o conceito de ecosofia, enfatizando a importância das relações meio ambiente/ sociedade/ indivíduo na educação atual; discutir a aplicabilidade dos valores impostos pela ecosofia na construção do conhecimento e sugerir o desenvolvimento de projetos temáticos, que propiciem atividades transdisciplinares, capazes de promover no aluno uma consciência ecológica ambiental, social e mental.

Resumo-IC-25-pag102-SIBILA_CARVALHO-logos-14-2006.pdf ...

Retrying... Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... Resumo-IC-25-pag102-SIBILA_CARVALHO-logos-14-2006.pdf. Resumo-IC-25-pag102-SIBILA_CARVALHO-logos-14-2006.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Resumo-IC-25-pag102-SIBILA_CARVALHO-logos-14-2006.pdf.

71KB Sizes 4 Downloads 91 Views

Recommend Documents

No documents