Walkarounds – História da Aviação Militar Portuguesa

http://walkarounds.home.sapo.pt

Texto: Nuno Martins O Museu Pedagógico Luso-Brasileiro do Pensamento Aeronáutico, Espacial e Naval (designação completa) faz parte da Secção Europeia da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Brasil), com sede em Pedroso – Vila Nova de Gaia. Surgiu por iniciativa do seu mentor, Dr. Artur Victoria, presidente da Representação Honorífica da ADESG, junto do então presidente da Direcção Nacional da ADESG, Brigadeiro Hélio Gonçalves. Tal idealização aconteceu em 2011, tendo vindo a concretizar-se, com o lançamento da “Pedra Fundamental”, numa cerimónia ocorrida no dia 13 de Abril de 2013.

Apresentação O Museu Pedagógico tem como espólio doações e empréstimos compostos por uma aeronave Lockheed T-33A cedida pela Força Aérea Portuguesa (FAP), um painel de cockpit completo de um Lockheed F-104 Starfighter, componentes electrónicos, mecânicos e instrumentos/painéis de bordo. Dispõe de uma videoteca e um pequeno auditório para sessões de projecção/sessões pedagógicas. Esperase, a curto prazo, que venha ter disponível um simulador de voo Inicialmente dedicado à aeronáutica, rapidamente alargou o seu âmbito à marinha e a forças terrestres. É ainda desejo dos seus responsáveis apresentar uma área temática dedicada ao sector espacial Brasileiro.

Tendo como público-alvo crianças e adolescentes em idade escolar, o seu objectivo primordial é despertar o interesse pela tecnologia e ciência. Compõem a sua equipa voluntários da ADESG Europa, da Força Aérea Portuguesa e da Força Aérea Brasileira (FAB). Tendo já promovido algumas iniciativas, o espaço museológico não está ainda aberto ao público, mas visitas ao local podem ser agendadas entrando em contacto com os responsáveis do Museu.

Um novo conceito de museologia Pretende-se que o Museu seja dinâmico e interactivo, indo mais além do que o tradicional e generalizado conceito entre, especialmente, as gerações mais jovens, de “um local onde se guardam coisas antigas”. Este conceito está relacionado, também, à criação de novas categorias de museus, abertas a uma população e a um território, contribuindo para que as acções museológicas possam ser processadas fora do espaço restrito do museu.

Missão e objectivos - Promover a participação dos cidadãos na elaboração e na execução dos projectos, contribuindo para a construção do conhecimento, a partir das suas histórias de vida, capacitando-os a formular e executar projecto próprio de vida no contexto histórico,

Museu Pedagógico Luso-Brasileiro – 1

Walkarounds – História da Aviação Militar Portuguesa

http://walkarounds.home.sapo.pt

integrando o museu à sociedade, buscando, conjuntamente, a construção de uma nova prática social; - Democratizar o conhecimento produzido nos museus, nas escolas e nas instituições parceiras; - Contribuir para aumentar as opções de lazer das comunidades envolvidas nos projectos; - Interagir com as instituições educacionais elaborando projectos com o objectivo de utilizar o património tecnológico como um suporte essencial ao processo educativo e ao desenvolvimento social; - Viabilizar a utilização do potencial turístico da cidade e dos bairros onde o museu e as escolas estão inseridos; - Promover o incentivo á formação de profissionais na área da aeronáutica como agentes de desenvolvimento regional; - Contribuir para a construção do conhecimento na área da aeronáutica convencional e espacial, espaço e tecnologia; - Melhorar o desempenho e a qualificação dos profissionais que atuam em instituições educacionais; - Promover o intercâmbio e parcerias com outros museus e instituições nos âmbitos locais, nacional e internacional, por meio da realização de programas de cooperação mútua.

Destinatários

Escola Superior de Guerra foi fundada em 7 de dezembro de 1951. Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração ilimitada. Considerada de utilidade pública por Decreto, em 21 de outubro de 1954. Tem como missão congregar os diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG) e vivificar a solidariedade de seus integrantes. A ADESG atua sem vinculações com partidos políticos, entidades, grupos, associações ou organizações de qualquer natureza. A ADESG existe para divulgar a Doutrina da ESG e para atender aos diplomados da ESG e aos diplomados em seus Cursos de Estudos. A sede em Portugal localizase em Pedroso, Vila Nova de Gaia e está representada pelo Dr. Artur Victória.

O Museu tem como público-alvo:

Lockheed T-33A nº.1928

- Jovens dos 10 aos 16 anos; - Docentes; - Académicos e investigadores; - Pessoal no activo ou na reserva, envolvido directa ou indirectamente com a aeronáutica.

O primeiro avião integrante do espólio do Museu Pedagógico Luso-Brasileiro de Aeronáutica é um Lockheed T-33A, cedido pela Força Aérea Portuguesa, Nº.1928. Foi desmontado na Base Aérea nº11, em Beja, onde se encontrava armazenado, para que fosse trazido para o Museu Pedagógico Luso Brasileiro. Foi transportado para este local em vários lotes a partir de Abril de 2013 e foi, finalmente, montado por uma equipa do Museu do Ar, ao longo de

ADESG A ADESG - Associação dos Diplomados da

Lockheed T-33A FAP n.1928 – Perfil: Eduardo Cruz

Museu Pedagógico Luso-Brasileiro – 2

Walkarounds – História da Aviação Militar Portuguesa

Foto: Pedro Oliveira

http://walkarounds.home.sapo.pt

Setembro desse ano. Este aparelho está junto à entrada do Museu e serve como emblema do mesmo. Foi escolhido por ser um avião que serviu tanto em Portugal (Força Aérea Portuguesa) como no Brasil (Força Aérea Brasileira) *. Servirá para os visitantes, em especial os mais jovens, tomarem contacto com uma aeronave. Está completo embora as cadeiras ejectáveis não sejam as originais mas sim de uma versão alemã destes aparelhos e o motor não tenha sido nele montado para, mais tarde, integrar a área expositiva do Museu. Como curiosidade refira-se que o objectivo inicial era o de pintar metade do aparelho com as cores da FAP e outra metade com as cores da FAB, ideia esta mais tarde colocada de parte, indo o avião ser restaurado com a aplicação do esquema FAP que actualmente apresenta. A par da restauração de que será alvo, que pretende devolver ao aparelho o “brilho” e a dignidade de outros tempos, quando ainda se encontrava ao serviço, está planeado o erigir de uma estrutura que ajudará a conservar o bom estado do avião e a protege-lo das intempéries.

(*) - O Brasil comprou 58 aparelhos T-33, provenientes da USAF, que estiveram a serviço da Força Aérea Brasileira de 1956 a 1975 para suprimir necessidades de uma aviação de caça a jato debilitada com aparelhos à beira de atingir rapidamente o limite de sua vida útil. Destes, 48 eram aparelhos da versão AT-33A, configurados para missões de apoio aéreo táctico e 10 das versões T-33 e T-33A que receberam designação de TF-33 e TF-33A respectivamente.

Agradecimentos: Um especial agradecimento ao Dr. Artur Victoria pela disponibilidade em receber a visita da equipa do Walkarounds nas instalações do Museu Pedagógico e por todas as facilidades concedidas à recolha de dados e imagens que contribuíram para a elaboração do presente artigo.

Contactos: Museu Pedagógico Luso-Brasileiro da Aeronáutica ADESG Europa – Rua de Figueiredo 240 4415-000 Pedroso – Portugal e-mail: [email protected] Telefone: +351 911 979 711 Presença na internet: URL:

http://museupedagogico.org

Blog:

http://museuat.blogspot.pt http://adesg-europa.blogspot.pt

Facebook:

Foto: Rui Ferreira

https://www.facebook.com/pages/Museu-Pedagogico-LusoBrasileiro/648282205214927 https://www.facebook.com/adesg.europa

Bibliografia: - http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/t-33a.html - Informação recolhida nos sites acima citados.

Museu Pedagógico Luso-Brasileiro – 3

WCCADF-37.pdf

Apresentação. O Museu Pedagógico tem como espólio doações. e empréstimos compostos por uma aeronave. Lockheed T-33A cedida pela Força Aérea Portuguesa. (FAP), um painel de cockpit completo de um Lockheed. F-104 Starfighter, componentes electrónicos,. mecânicos e instrumentos/painéis de bordo. Dispõe.

513KB Sizes 2 Downloads 159 Views

Recommend Documents

No documents