ESBOÇO

DE COR

02

O novo Boletim Informativo

Editorial

Cá estamos novamente, com mais uma edição da Newsletter da DecorAr-te, a Esboço de Cor! Esta edição contará com as habituais rubricas e participantes do mundo das Artes Decorativas: concretamente a GataPreta, mas desta vez regista-se uma alteração, ou melhor, uma introdução importante. Na segunda Esboço de Cor mostra-se que a paixão pela Arte vai mais longe, não se resumindo, portanto, às Artes Decorativas. Existem mil outros mundos a explorar, a que se dedicam vários artistas apaixonados e que podem também ser abordados neste tipo de suporte ou iniciativa. Este é o número que introduz a Culinária como uma forma de Arte, de manifestação artística, com a Cozinha da Risonha! Não percam, aqui, na Esboço de Cor!

Fenix

.1

Índice Na Tela Com… ——————————————————————————————3 » Entrevista com a Cláudia, da GataPreta Artesanato

Blogosfera ————————————————————————————————5 » Divulgação da Cozinha da Risonha

Truques D’Arte —————————————————————————————-7 » Técnica da Imitação do Linho/pincel seco

Agradecimentos ——————————————–——————————————8

2

ESBOÇO

DE

COR » 02

GataPreta Artesanato E.C. - Claudia, a primeira pergunta não pode deixar de ser: quando é que surgiram as Artes Decorativas na tua vida e porquê “GataPreta”? G.P. - As Artes Decorativas surgiram na minha vida há cerca de 4 anos. Isto a título mais “sério”, pois sempre gostei de fazer coisas com as minhas próprias mãos: fazia postais para oferecer às amigas e família nos aniversários e no Natal! O facto é que, quando se começou a ouvir falar mais em artes decorativas, houve toda uma variedade de materiais e técnicas mais acessíveis a quem gosta de fazer estes trabalhos. Pude, a partir de então, colocar em prática muitas das minhas ideias! O nome GataPreta Artesanato surgiu de modo simples, embora ainda tenha demorado uns tempos até conseguir ter um nome que gostasse! Queria algo apelativo, mas nada me vinha à mente. Até que, em brincadeira com a minha mãe, surgiu a pergunta “Porque não colocas GataPreta?” E voilá! O porquê? É simples: a minha gatinha “Princesa” é uma gatinha toda pretinha. Gosto muito dela, aliás gosto imenso de gatos em geral!

E.C. - E o blog, qual é o teu objectivo primordial? G.P. - A criação do meu blog teve como principal objectivo dar a conhecer os meus trabalhos e o contacto com outras pessoas que gostam e fazem o mesmo que eu, para partilha de ideias, ajudas, divulgação e mesmo convívio (virtual ou real). Já me perguntaram várias vezes por que não crio mesmo um site, mas gosto da essência que os blogs têm: a possibilidade de contactar de modo mais próximos com os outros, deixando e respondendo a comentários.

E.C. - Frequentas algum curso? O que consideras que um artista poderá conseguir alcançar (extra) se frequentar um curso de Artes Decorativas? G.P. - Não frequento nenhum curso, sou muito autodidacta. Apreendo muito por observação e também pergunto quando não percebo. No entanto, julgo que será o próximo passo na minha formação um curso para aperfeiçoamento de técnicas e para novas aprendizagens! Nesse sentido, penso que é bastante importante, para quem tem possibilidade, fazer pequenas formações em técnicas de que se gosta e que não se sabem aplicar, ou em técnicas que se pretendem aperfeiçoar.

E.C. - O que sentes quando olhas para a tua primeira peça? G.P. - Mesmo mesmo a primeira peça não terá sido, mas uma das primeiras peças em madeira que fiz foi uma caixa para os meus relógios. Está no meu quarto e uso-a todos os dias. Sinto um grande carinho por ela. Tem uma decoração tecnicamente simples, mas está bem acabada e muito mimosa. Lembra-me como comecei neste pequeno mundo e o que tenho feito até à data. É um motivo de orgulho e de evolução!

3

ESBOÇO

DE

COR » 02

GataPreta Artesanato E.C. - Acreditas na Arte-Terapia? G.P. - Acredito. Penso que as Artes Decorativas têm a capacidade de, ao ocupar as pessoas com algo que dá prazer executar, aliviar o stress diário, abstrair dos problemas e até tornar o dia-a-dia mais feliz! Há algo melhor do que a capacidade de produzir algo bonito com as nossas mãos e que agrade também aos outros? De levar do início ao fim um projecto, cujo resultado nos deixe felizes e realizadas?

E.C. - Reparei que existe no teu blog uma zona de divulgação de guardanapos, com vários motivos… mas no título desta coluna mencionas “Não são para venda”. Esta é a tua forma de dares ideias a quem pratica esta actividade? Achas importante esta colaboração não competitiva entre os aprendizes, artistas, profissionais da área, etc.? G.P. - Essa área do meu blog foi criada com o objectivo de “divulgar” os guardanapos e papéis de découpage que possuo para que os interessados possam escolher o guardanapo que querem ver aplicado na (s) caixa (s) que executo para eles. Não é um espaço de venda individual de guardanapos, como ocorre em blogs de venda de materiais para artes decorativas. Não foi tanto com o objectivo que sublinhaste na tua questão. Porém, julgo que deverá existir essa colaboração, essa entreajuda, particularmente entre os que se estão a iniciar e os mais “veteranos”! Eu própria sempre tive bons exemplos disso! No entanto, isto deverá ocorrer sem passar os limites do “tolerável”. Ou seja, as pessoas devem também ter a capacidade de progredir, de procurar saber e de investigar por elas próprias, quase como resolver um problema matemático sem ajuda, sem pedir auxílio ao Professor.

E.C. - Conselhos, para quem quer meter-se nisto…? E para quem já cá está? G.P. - Julgo que não sou a pessoa mais indicada para dar conselhos, uma vez que nesta área há tantos artesãos muito mais experientes que eu. Posso dizer, para quem se quer iniciar, que o deve fazer porque gosta destas artes e gosta de criar, acima de tudo pela realização pessoal. Não deverão colocar outros objectivos em primeiro lugar. Para quem cá está, posso dizer para manterem a humildade, o “só sei que nada sei”, como tento sempre manter e como vejo noutras artesãs amigas que tenho como referência.

E.C. - Claudia se pudesses fazer uma peça ou um desenho que mostrasse ao mundo o que são para ti as Artes Decorativas, o que farias? G.P. - Para mim, este é um mundo encantado de infinitas possibilidades, por isso faria uma caixinha de encantamento para nela guardar todos os meus saberes, aprendizagens, tintas pincéis, desenhos, tecidos, linhas, … tudo. Na tampa pintava um reino encantado, com um castelo habitado por fadas e a um cantinho pintava uma bruxa “má” (mas não muito má!), pois nesse reino também há dissabores e tristezas, pequenas e momentâneas, que depressa são afastadas pelas fadas e pela beleza do Reino encantado! ▪ Obrigada Cláudia! Mais informações, não percam, em …

http://gatapreta-artesanato.blogs.sapo.pt 4

ESBOÇO

DE

COR » 02

Nesta nova edição da Esboço de Cor (EC), a DecorAr-te quer mostrar uma nova faceta das Artes. Desta vez, não vamos divulgar um blog de Artes Decorativas, até porque estas não são o único Amor dos Artistas…

A segunda edição da EC introduz desde já a culinária como paixão de muitos e deleite de todos nós, seguidores. É verdade! Como as Artes Decorativas, a culinária é cada vez mais uma forma de Arte, havendo milhares de blogs dedicados à divulgação e partilha de experiências e receitas, como o que a seguir apresentamos.

Meus queridos leitores, este bimestre, na…

Cozinha da Risonha! Um manjar dos Deuses, disponível em...

http://cozinha-da-risonha.blogspot.com

5

ESBOÇO

DE

COR » 02

Ficha Técnica: URL - http://cozinha-da-risonha.blogspot.com Actividade - Culinária Autor - Maria José Rosado Pensamento do mês - “Para falar ao vento bastam quatro palavras, para falar ao coração são necessárias obras.", Padre António Vieira Início do Blog - Maio de 2007

O Blog: Cor - Preto e todas as cores do arco-íris e que consegue transpor para cada receita… Trabalhos e Técnicas - Receitas de bradar aos céus: entradas, petiscos, peixes, carnes, sobremesas, pães… até onde chega a imaginação! Divulgação de outros blogs - uma panóplia gigante! Mais de 30 blogs divulgados, não só de culinária como de Artes Decorativas às quais também se dedica. “Patrocinadora oficial” da DecorAr-te! :-) Prémios - a perder de vista e bem merecidos! Causas Nobres - faz parte da Academia dos Livros e divulga obras diversas! Utilidades - o Blog em si é uma preciosidade! Um verdadeiro livro de receitas que podemos rapidamente consultar! Dividido por categorias, anuncia os próximos pratos e divulga outros Blogs semelhantes sem qualquer “pudor”… divinal!

A opinião da Artista: Os 3 melhores aspectos do blog - Receitas simples e com ingredientes fáceis de encontrar e acessíveis à “bolsa” de qualquer pessoa; Linguagem simples e explicações breves, para que toda a gente entenda; Citar sempre as fontes de onde retira as receitas e/ou inspiração - a seu o que é de direito! Os aspectos a melhorar - Tentar melhorar ainda mais a qualidade das fotos, pois por vezes não fica satisfeita com o resultado final; Tentar aperfeiçoar mais a arte de cozinhar, adquirindo mais alguns livros e praticando mais ao fim de semana! As 3 palavras que para ela definem a Artes Culinária - C A R I N H O , D E D I C A Ç Ã O E S A T I S F A Ç Ã O .

6

ESBOÇO

DE

COR » 02

A Imitação do Linho foi a técnica escolhida para a segunda edição da Esboço de Cor (EC), já que conjuga duas técnicas numa só: pincel seco e imitação do linho propriamente dita. Trata-se de uma técnica muito fácil e económica - poupa na tinta e no tempo - sendo, portanto, duplamente lucrativa e permitindo resultados espectaculares! Vejam só… CARACTERÍSTICAS: a imitação do linho consiste na aplicação da técnica do pincel seco com intuito de aproximar a textura da peça à do tecido do linho; GRAU DE DIFICULDADE:  MATERIAL NECESSÁRIO: caixa de madeira, lixa, pano velho ou papel absorvente, tintas Butter Milk e Castanho Chocolate, pincel condor 460, verniz; A RECEITA: 1 - Dar uma primeira demão com Butter Milk e deixar secar bem. Depois de seca, lixar a caixa até ficar lisa e dar a segunda demão com a mesma cor base; 2 - Humedecer o Condor 460 na tinta castanha e retirar o excesso utilizando o pano velho ou papel absorvente (base da técnica do pincel seco); 3 - A imitação do linho faz-se dando pinceladas leves na horizontal e de seguida na vertical. Não precisamos de passar muitas vezes o pincel, porque a ideia é criar uma textura na peça e não pintá-la totalmente. Para a criação dessa textura é importante também que as pinceladas sejam continuas - de uma ponta à outra da superfície - e muito leves, conforme já foi referido. DICAS: Sombrear a peça e envernizar no final são dicas para um melhor resultado.

7

ESBOÇO

DE

COR » 02

Na segunda edição da Esboço de Cor (EC), a Fenix agradece:

A todos os seguidores que continuam a apoiar este projecto: familiares, amigos, conhecidos, colegas, admiradores e outros de igual importância… :-)

À minha professora e amiga A.P. que continua a lutar por mim, pelo aperfeiçoamento da minha técnica, pelo meu bem-estar, pela minha felicidade, pelo sentido da minha vida e das Artes nela… mais até do que qualquer outro professor lutaria, por isso, professora, mas Amiga. Obrigada meu amor!

Obrigada à Cláudia, d’A Gata Preta, que sem hesitar deu o seu precioso contributo para a rubrica “Na Tela Com…”. Mais uma Artista e Colega que testemunha e regista a importância das Artes Decorativas a todos os níveis. Votos de continuação de sucesso e parabéns pelo teu trabalho até à data! Quem quiser esclarecer qualquer ponto ou situação, não hesite em contactar esta menina talentosa!

Para finalizar, mas como sempre, com tanta importância como os restantes, Zezinha, a minha patrocinadora oficial, algarvia e cozinheira de mão cheia: para já, obrigada pela tua disponibilidade e conto contigo na edição de Natal, para nos dares a conhecer as tua iguarias. Em segundo lugar, obrigada pelo excelente contributo que dás diariamente através do teu site. Tornas a nossa vida mais apetitosa… neste sequência, obrigada pelos jantares românticos que já patrocinaste aqui em casa e por continuares a seguir-me religiosa e assiduamente como eu a ti!

Um grande bem haja a todos e até à próxima edição!! Fenix 8

ESBOÇO

DE

COR » 02

Esboço de Cor 02.pdf

Já me perguntaram várias vezes por que não crio mesmo um site, mas gosto da essência que os blogs têm: a possibilidade. de contactar de modo mais ...

587KB Sizes 0 Downloads 47 Views

Recommend Documents

COR-TEN -
The steel is used for various types of welded, bolted and riveted constructions e.g. steel frame structures, bridges, tanks and containers, exhaust systems, ...

COR-QUIZZ-EXPO-BIS-2014.pdf
Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. COR-QUIZZ-EXPO-BIS-2014.pdf. COR-QUIZZ-EXPO-BIS-2014.pdf. Open.

Ah! mio cor (Händel).pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Ah! mio cor (Händel).pdf. Ah! mio cor (Händel).pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Whoops!

Cor - RB, Dico prof spes 2017.03.07.pdf
Monsieur Bertrand Cor, petit-fils de Narcisse Cor et fils de Pierre Cor, a bien voulu préciser quelques. points de la génélogie pour la première version de cette ...

test-psy-ex-cor-internet-1.pdf
test-psy-ex-cor-internet-1.pdf. test-psy-ex-cor-internet-1.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying test-psy-ex-cor-internet-1.pdf.

BouwB-APR-COR-52-53.pdf
nieuw computerprogramma dat het E- peil, zoals berekend met de EPB-software. van het Vlaams Energieagentschap, kop- pelt aan kostprijs en terugverdientijd.

CoR - Chapter 5 - From Problems to Sources.pdf
Page 1 of 1. Cog468 Cognitive Science Capstone Seminar. Craft of Research (CoR) Study/Discussion Guide. Chapter 5: From Problems to Sources. Top Ten ...

2. PM-SMWD-COR Control of Records.pdf
To ensure compliance with the guidelines set in the established records management policy. SCOPE. This procedure covers all essential records control.

TRIALS- a glorious message 2 cor 3.pdf
... loading more pages. Retrying... Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. TRIALS- a glorious message 2 cor 3.pdf. TRIALS- a glorious messa

2 Cor 13;14 and the Communion of the Holy Ghost.pdf
A Study of 2 Corinthians 13:14, for the Purpose of Determining the ... The grace produced by the Lord Jesus Christ, and the love produced by God, and the.

Online PDF Stencil 101 Décor: Customize Walls, Floors ...
Top VIdeos Warning Invalid argument supplied for foreach in srv users serverpilot apps jujaitaly public index php on line 447. Online PDF Stencil 101 Décor: ...

RECOPILACION-DE-ESTRATEGIAS-DE-MODIFICACIÓN-DE ...
Try one of the apps below to open or edit this item. RECOPILACION-DE-ESTRATEGIAS-DE-MODIFICACIÓN-DE-CONDUCTA-EN-EL-AULA.pdf.

Proposition de stage de DEA
Position short description: We are seeking a young researcher in agronomy/agroecology/ecology and soil-crop modelling who will work on modelling intercrops ...

Politica de privacidad en Internet de POLIMADERAS DE COLOMBIA ...
Politica de privacidad en Internet de POLIMADERAS DE COLOMBIA.pdf. Politica de privacidad en Internet de POLIMADERAS DE COLOMBIA.pdf. Open. Extract.

Comarca de la Sierra de Albarracín - Gobierno de Aragón
Dos de ellos se encuentran en la sierra de Albarracín: el oromediterráneo (3 ºC

transformada de place de la delta de dirac.pdf
... loading more pages. Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. transformada de place de la delta de dirac.pdf. transformada de place de la

tabla-de-factores-de-conversion-de-unidades.pdf
There was a problem loading more pages. Retrying... tabla-de-factores-de-conversion-de-unidades.pdf. tabla-de-factores-de-conversion-de-unidades.pdf. Open.

CABALLO DE TROYA DE DESCARTES, de Antonio Hidalgo.pdf ...
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. CABALLO DE ...

02 estudo-de-viabilidade-de-sistemas-de-informa.pdf
02 estudo-de-viabilidade-de-sistemas-de-informa.pdf. 02 estudo-de-viabilidade-de-sistemas-de-informa.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu.

PROGRAMA_ENCUENTRO REGIONAL DE EDUCADORES DE ...
Acto de clausura y entrega de constancias. Page 3 of 3. PROGRAMA_ENCUENTRO REGIONAL DE EDUCADORES DE MIGRANTES_10.11.2016_EIA.pdf.

Responsabilidad social de los centros de educación superior de criminología
La investigación y la educación son partes fundamentales en todas las sociedades para el mejoramiento de las condiciones, bienestar, reconstrucción del caos social, y de las circunstancias que así lo demanden, por otro lado, así como para el desarrol

tabla-de-factores-de-conversion-de-unidades.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item.

Directorio de Responsables de la CS de IES.pdf
There was a problem loading more pages. Retrying... Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps.

Comarca de la Sierra de Albarracín - Gobierno de Aragón
dad profesional). Revela este nivel un fondo importante de formas aragonesas (extendidas en el español de Aragón y de áreas limí- trofes): abortín ('abortón de animal'), ansa ('asa'), fuina ('garduña'), lami- nero ('goloso'), paniquesa ('comad