Atualidades Profª. Rebecca Guimarães

Segundo a publicação, a disciplina de atualidades passa a ter 6 questões e a de informática, 14. Na primeira também houve a inclusão dos artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência e Resolução nº 230/2016 do CNJ. Os candidatos devem animar-se, pois esse quantitativo previsto no edital TJ SP deverá, no mínimo, dobrar na validade do certame, que é de um ano, podendo dobrar.

Isso se deve ao fato de o órgão contar com déficit de 2.969 escreventes em todo o estado. O número foi divulgado no Diário de Justiça Eletrônico do dia 3 de fevereiro e tem como base 31 de dezembro de 2016.

1. Leia atentamente a seguinte notícia jornalística sobre um recente episódio da política brasileira e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: “O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira que ______________ não precisa ser afastado da presidência do Senado Federal porque é réu, ao contrário do que havia determinado liminar do ministro Marco Aurélio. Para a corte, o senador só não pode assumir a Presidência da República na condição de réu. A sentença é uma vitória para o senador peemedebista e para a própria direção do Senado, que haviam desafiado a corte e decidido não cumprir a liminar”. (Jornal El País, São Paulo, 8 dez 2016, com adaptações). a Eduardo Cunha. b Michel Temer. c Renan Calheiros. d Ricardo Lewandowski.

2. O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais indicadores para se avaliar a atividade econômica de um país. Ele representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos durante um período. Segundo dados oficiais, o PIB do Brasil para o ano de 2015 foi estimado em, aproximadamente: a Seiscentos mil reais. b Seis milhões de reais. c Seis bilhões de reais. d Seis trilhões de reais.

3. Sobre as investigações da chamada "Lava-Jato", analise as seguintes afirmativas. I. O promotor público Sergio Moro é um dos principais agentes no que se refere ao andamento das investigações, o que fez com que ele ficasse conhecido nacionalmente. II. Até o momento, diversos políticos e representantes de empreiteiras foram denunciados, sendo que alguns já foram presos. III. A denominação dada à operação é proveniente de uma investigação semelhante ocorrida em postos de gasolina nos Estados Unidos nos anos 90. Está correto o que se afirma em: a I, somente. b I e II, somente. c I e III, somente. d II, somente. e todas.

4. “O comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) estabeleceu novas regras para o financiamento de projetos para os anos de 2017 e 2018. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30), o comitê definiu questões como tecnologia e adaptação para orientar os programas que serão contemplados nos próximos dois anos. Temas ligados a monitoramento e transparência também estão na lista. A iniciativa busca manter a atuação do Fundo de acordo com os compromissos assumidos pelo Brasil, no contexto do Acordo de Paris.” http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/12/fundo-clima-definenovas-regras-para-os-proximos-dois-anos

A respeito do Acordo de Paris, assinale a alternativa correta. a. Assinado em 2002, dez anos após a Rio-92, tem como objetivo a redução na emissão de gases que contribuem para o aquecimento global. b. O acordo insere-se na mesma política do Protocolo de Kyoto, porém, diferentemente deste, não foi assinado pelos Estados Unidos. c. O principal objetivo do acordo diz respeito a limitar o aumento da temperatura global a no máximo 2°C em relação aos níveis pré-industriais. d. Grande parte dos países industrializados ainda não aceitaram o acordo, o que dificulta sua implementação. e. O acordo tem por base a ideia de que a temperatura média global não sofre influência da ação antrópica.

5. Com Trump eleito, medo toma conta da comunidade muçulmana nos EUA O país elegeu o republicano, querido pela maioria dos movimentos extremistas. Vivem nos EUA 3,3 milhões de muçulmanos, 1% da população. Na comunidade, é forte a fobia de uma Casa Branca sob a guarda do empresário. (Folha, 12.11.2016. Disponível em: . Adaptado)

Tal fobia deve-se à proposta de campanha de Trump de a. vetar a entrada de muçulmanos nos EUA, especialmente de países com histórico terrorista. b. proibir a construção de novas mesquitas no país, impedindo a disseminação da religião. c. criminalizar o culto islâmico em espaços públicos, restringindo-o à prática doméstica. d. expulsar a população muçulmana estrangeira residente nos EUA, cassando os seus vistos. e. censurar a utilização de roupas muçulmanas, tais como o véu utilizado por mulheres.

6. Sobre o Prêmio Nobel de Literatura, assinale a alternativa correta.

a. O prêmio foi dado apenas uma vez a escritor brasileiro, que foi o caso de Clarice Lispector em 1963. b. No ano de 2016, o compositor britânico David Bowie foi agraciado com o prêmio, o que surpreendeu a todos por ter sido um cantor de rock. c. O prêmio é concedido desde 1937 pela Academia Sueca. d. Os únicos escritores de Língua Portuguesa agraciados com o Nobel foram José Saramago e Fernando Pessoa. e. Nunca um escritor brasileiro chegou a ser premiado, ainda que muitos já tenham sido bem cotados, como é o caso, por exemplo, de Lygia Fagundes Telles.

8. A PEC 241 é uma das principais propostas do governo de Michel Temer para reequilibrar as contas públicas e viabilizar a recuperação da economia brasileira. Hoje a dívida bruta supera 70% do PIB e, se os gastos públicos continuarem a subir, pode chegar a 132,5% em 2026. Disponível< http://especiais.g1.globo.com/economia/2016/pec241-umtetoparaosgastospblicos/> Acesso em:25 out. de 2016.

Sobre a PEC 241 é INCORRETO afirmar: a. A PEC 241 prevê um limite anual de despesas para os três poderes ao longo das próximas duas décadas. Se a regra for aprovada, os gastos públicos só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior. b. A premissa que orientou a criação da PEC 241 é pôr fim à sequência de rombos nas contas públicas brasileiras. O ano de 2016 será o terceiro seguido com as contas no vermelho. c. Pelas regras da PEC 241, saúde e educação só terão que obedecer à regra de teto de gastos a partir de 2018. O Conselho Nacional de Saúde calcula em mais de R$ 400 bilhões as perdas para a saúde nos próximos 20 anos com a PEC 241. d. Nenhuma das alternativas.

10. O Impeachment de Dilma Rousseff foi um dos acontecimentos recentes mais importantes do Brasil, do ponto de vista político. Referente a isto, assinale a alternativa CORRETA: a. Em discurso, o ex-presidente Fernando Collor adotou um tom conciliador com a oposição, gritando “Não vai ter golpe”. b. Como previsto no texto constitucional, Dilma Rousseff teve que se afastar temporariamente do cargo. Seu vice, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu interinamente o posto. c. Foi montada uma Comissão Especial de Impeachment para apurar as denúncias do processo, ouvir testemunhas da acusação e da defesa e debater política e juridicamente o caso. d. Nenhuma das alternativas.

11. Leia a notícia sobre um país sul-americano, vizinho do Brasil. A oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional do país na eleição parlamentar deste domingo (06/12/15), em uma vitória arrasadora que reequilibra forças em um país onde o governo exerce poder hegemônico há 16 anos. “Aceitamos os resultados (…) Jogamos limpo, perdemos a batalha, foi uma bofetada para despertar para o que vem", disse o presidente do país em pronunciamento, deixando claro que não cumpriria a ameaça de resistir com violência a eventual derrota. (http://folha.com/no1715846. Adaptado)

A vitória da oposição ocorreu a) no Chile. b) na Bolívia. c) na Colômbia. d) na Venezuela. e) no Uruguai.

12. A crise entre os dois países é de proporções históricas e deve ser resolvida a todo custo pela Turquia, avaliam analistas, que destacam a dependência que o país tem da energia oriunda da Rússia. O presidente Vladimir Putin afirmou que o incidente ocorrido em novembro vai ter “consequências sérias" para a Turquia.

(http://goo.gl/B35YPQ. Adaptado) A crise entre os dois países ocorreu porque a) os soldados russos, lutando na Síria, foram presos por tropas turcas. b) os turcos apoiaram o avanço dos rebeldes curdos, severamente combatidos pela Rússia. c) as forças de segurança turcas derrubaram um avião russo, acusado de invadir seu espaço aéreo. d) a Turquia expulsou o embaixador russo, acusando-o de espionagem pró-Estado Islâmico. e) o exército turco atacou bases russas na Síria, matando dezenas de soldados.

13. Em dezembro de 2016, diversos meios de comunicação nacionais noticiaram o falecimento de Paulo Evaristo Arns (1921-2016). Assinale a alternativa que melhor define esse personagem da recente história nacional: a. Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, reconhecido por sua atuação no combate à repressão na ditadura militar. b. Brasileiro com raízes belgas, foi um dos dirigentes mais importantes – e também mais questionados – da história do esporte mundial. c. Foi um ator, teatrólogo e empresário brasileiro, que ficou nacionalmente conhecido ao participar da novela Cordel Encantado. d. Um dos poetas mais relevantes da literatura brasileira, cuja obra ficou marcada principalmente pelas questões políticas e sociais.

14. No final de 2016, faleceu o líder político latino-americano Fidel Castro. Sobre Cuba, julgue as seguintes afirmativas. I. Com a morte de Fidel Castro, o governo passou para as mãos de Raul Castro, seu irmão. II. O embargo econômico dos Estados Unidos em relação a Cuba encerrou-se a partir do encontro entre os dois presidentes, na Cidade do Panamá, em 2015. III. A maior parte dos empregos na ilha está concentrada no setor estatal. Está correto o que se afirma somente em: a I. b II. c III. d I e II. e I e III.

15. Um dia após a derrota, em referendo, do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o presidente colombiano Juan Manuel Santos abriu diálogo com a oposição para buscar novo pacto. As FARC reafirmaram a intenção de selar a paz e mantiveram o cessar-fogo. O Globo, 4/10/2016, capa (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o próximo item, relativo às FARC e à tentativa do acordo de paz dessa guerrilha com o governo colombiano. (1) Por maioria absoluta de votos, a população colombiana se opôs ao acordo de paz entre o governo e as FARC. (2) A guerra civil entre as FARC e o governo da Colômbia, país sul-americano que tem fronteira com o Brasil, se prolonga por cerca de cinco décadas. (3) Originalmente, as FARC eram um exército revolucionário comprometido com a implantação do socialismo na Colômbia; com o tempo, elas se envolveram crescentemente com o narcotráfico.

16. Aleppo, a maior cidade da Síria, tem estado no noticiário internacional como um eixo do carrossel de terror que roda na região, com turcos atacando curdos, tropas sírias e o Estado Islâmico, este atacando os turcos, os curdos e tropas sírias, tropas sírias atacando os turcos, os curdos e o Estado Islâmico, e ninguém se entendendo. L. F. Veríssimo. Aleppo. In: O Globo, 8/9/2016, p. 17 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito do atual conflito na Síria. (1) Um dos efeitos mais dramáticos do conflito na Síria é a fuga em massa de seus habitantes, que buscam escapar da devastadora destruição que assola o país. (2) Mencionado no texto, o Estado Islâmico é um grupo de inspiração religiosa que prega a tolerância e a convivência harmoniosa com as demais religiões. (3) A Síria está situada no Oriente Médio, uma das mais tensas regiões do mundo contemporâneo. (4) Os ataques de origem diversa sobre o território sírio têm poupado monumentos históricos e instalações físicas como hospitais e escolas. (5) Acordos internacionais têm conseguido impedir a ação militar de países de fora do Oriente Médio na guerra civil síria.

17. Em resposta aos ataques terroristas lançados contra alvos civis em Paris, em 13 de novembro de 2015, aviões militares franceses lançaram, horas depois, um ataque contra alvos situados na capital informal do Califado, sede do Estado Islâmico. Trata-se da cidade de

a) Alepo. b) Damasco. c) Mosul. d) Raqqa. e) Tikrit.

18. Nenhuma outra questão da agenda global é mais suscetível à manipulação dos demagogos do que a questão dos refugiados e migrantes. “Nós” contra “eles” é um unificador irresponsável e atemporal, usado ao longo da história para obscurecer nossa humanidade comum. A diferença agora é que, mais do que nunca, as pessoas estão em movimento, em uma época em que narrativas se espalham com enorme velocidade, e vemos uma crescente xenofobia — que muitas vezes irrompe em violência. Ban Ki-Moon. Uma resposta global aos refugiados. In: Folha de S.Paulo, 25/9/2016, p. A3 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a dimensão nos dias atuais do problema por ele tratado, julgue o item seguinte.

(1) Na atualidade, entre os fatores que impelem milhares de pessoas a abandonarem seus países de origem em busca de abrigo em outros lugares destacam-se perseguições políticas e religiosas, guerras civis, estruturas de poder opressivas e sofríveis condições materiais de sobrevivência.

(2) Em geral, mas não exclusivamente, as correntes migratórias contemporâneas dirigem-se à Europa, vindas de áreas de conflito no Oriente Médio, como a Síria, e de várias regiões africanas marcadas por conflitos étnicos, pela violência produzida pelo fanatismo religioso e pela fome. (3) A União Europeia, pelo conjunto de países que a integram, adotou medidas facilitadoras para a recepção dos milhares de asiáticos e africanos que atravessam o Mediterrâneo em busca de um novo lar na Europa. (4) A França foi pioneira na abertura das fronteiras aos milhares de refugiados que para elas acorreram, tendo servido de exemplo a países como a Alemanha, cujo governo, com o apoio da maioria da população — comprovado pelo resultado das últimas eleições realizadas no país —, tem adotado políticas de acolhimento de refugiados. (5) A xenofobia mencionada no texto tem aparecido de forma pontual, concentrada em países que, historicamente, mostram-se avessos ao recebimento de migrantes, como, por exemplo, os Estados Unidos da América, a Argentina e o Brasil.

19. O presidente colombiano Juan Manuel Santos venceu o Prêmio Nobel da Paz 2016, entregue nesta sexta-feira (07.10) em Oslo, na Noruega. (UOL, 07.10.2016. Disponível em: . Adaptado)

O prêmio foi dado a Santos a) devido aos seus esforços na busca de um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). b) após sua participação na pacificação dos conflitos de fronteiras entre as forças militares venezuelanas e equatorianas. c) que desenvolveu esforços para reduzir a morte de imigrantes ilegais que tentam atravessar a fronteira com os Estados Unidos. d) que, desde o início do século XXI, vem lutando para promover a reforma agrária para os camponeses colombianos. e) como retribuição por sua luta pela reconstrução do país, parcialmente destruído desde o terremoto de 2010.

20. A União Europeia é um importante bloco econômico. Atualmente vive uma crise econômica, que já se estende há alguns anos e, mais evidentemente, vive uma crise migratória que esta gerando uma onde de violência discriminatória contra os imigrantes. Com isso, vem crescendo uma onda separatista, que vai contra o princípio da formação da União Europeia. Nesse contexto, qual dos países descritos a baixo referendou sua saída do bloco? a Alemanha b Rússia c Inglaterra d Espanha e França

23. Leia o fragmento da notícia abaixo. O Ministério Público Federal iniciou processo judicial na Justiça Federal em Altamira em que busca o reconhecimento de que a implantação de Belo Monte constitui uma ação etnocida do Estado brasileiro e da concessionária Norte Energia, “evidenciada pela destruição da organização social, costumes, línguas e tradições dos grupos indígenas impactados”. (Fonte: ASCOM MPF do Pará. MPF denuncia ação etnocida e pede intervenção judicial em Belo Monte.) Disponível em . Notícia de 10/12/2015, acesso em 08/11/2016.

A notícia acima expõe: a a predominância de geração de energia livre de impactos. b os impactos da geração de energia elétrica de origem hídrica. c a luta política bem-sucedida dos indígenas ao manter sua cultura. d o processo de expansão das usinas hidrelétricas em áreas com alta densidade populacional. e o respeito às diversas etnias que compõe o Brasil.

25. Leia o fragmento de notícia abaixo. “Programas que oferecem subsídios financeiros e desonerações tributárias para o setor produtivo, conhecidos como Bolsa Empresário, foram preservados das medidas tomadas [...] para ajustar as contas do governo e devem custar R$ 224 bilhões no próximo ano, ou 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.” (Fonte: Adaptado de LANDIM, Raquel. 'Bolsa Empresário' resiste a ajuste [...] e deve custar R$ 224 bi). Disponível em . Notícia de 16/10/2016, acesso em 08/11/2016.

A notícia revela: a a distribuição igualitária dos impactos do ajuste fiscal para toda a população brasileira. b a responsabilização dos empresários e seu desejo de contribuir para sanar a dívida pública. c a atuação do Estado brasileiro em reduzir o impacto do ajuste fiscal para as camadas mais pobres. d um contexto de luta política em que os empresários demandam redução dos impostos para toda a população. e o favorecimento do empresariado brasileiro com a renúncia fiscal do Estado em desacordo com o ajuste fiscal.

26. Em um dos maiores eventos catastróficos de interesse da Defesa Civil brasileira em 2015, as barragens de Fundão e Santarém, no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro de Mariana – MG, se romperam na tarde de 05 de novembro, liberando um volume de lama, estimado pelo IBAMA, de mais de 50 milhões de metros cúbicos. Além de a avalanche destruir o subdistrito de Bento Rodrigues, outras consequências graves decorreram do acidente, entre elas:

a) A chegada da lama ao rio Doce e ao litoral capixaba, comprometendo o abastecimento de água do município mineiro de Governador Valadares. b) Danos à saúde das pessoas, pois as minas exploradas pela SAMARCO utilizavam irregularmente mercúrio para a extração de ouro do local, o que contaminou os rejeitos. c) A interrupção do abastecimento de água da capital mineira, Belo Horizonte, e de municípios capixabas.

d) A destruição do centro histórico de Mariana, danificando sua catedral colonial e seu órgão, um dos patrimônios materiais da música sacra brasileira. e) A morte de animais e a perda da biodiversidade ao longo do complexo hidrográfico do rio Doce, atingindo até as nascentes do rio São Francisco.

Rebecca Guimarães - atualidades.pdf

Page 3 of 26. Segundo a publicação, a disciplina de atualidades passa a ter 6 questões e a de. informática, 14. Na primeira também houve a inclusão dos artigos 1o ao 13; 34. ao 38 da Lei no 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência e Resolução. no 230/2016 do CNJ. Os candidatos devem animar-se, pois esse ...

774KB Sizes 5 Downloads 61 Views

Recommend Documents

Rebecca Woods.pdf
closely with the clause type of the utterance to syntactically encode the illocutionary force of the. utterance (Coniglio and Zegrean 2012). However, questions ...

Rebecca Guimarães - Atualidades.pdf
Sign in. Loading… Page 1. Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Rebecca Guimarães - Atualidades.pdf. Rebecca Guimarães - Atualidades.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Rebecca Guimarães - Atualidades.p

Rebecca Berg Resume.pdf
Statistical and Data Analytics. • Proficient: Experimental design,. regression/ANOVA, generalized linear mixed. models, PCA/factor analysis, model building.

Rebecca Woods.pdf
Page 1 of 2. Modelling the syntax-discourse interface: a syntactic analysis of please. Rebecca Woods, University of York. Following Speas and Tenny (2003), generative linguists have recently put forward a variety of. evidence for a speech act project

Rebecca - Atualidades.pdf
eleições presidenciais do último domingo no país. Em rede nacional de rádio e televisão, Pozo afirmou que, com 99,65% da apuração concluída, Moreno, ...

IABS - Rebecca Williams.pdf
Treat all parƟes to a real estate transacƟon honestly and fairly. A LICENSE ... IABS - Rebecca Williams.pdf. IABS - Rebecca Williams.pdf. Open. Extract.

Rebecca Berg Resume.pdf
Department of Textile Engineering (TE). Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... Rebecca Berg Resume.pdf. Rebecca Berg Resume.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main me

Rebecca Berto, Entwine.pdf
Page 2 of 189. Página. 2. STAFF. MODERACIÓN. Anjhely, Socister.Pam, Jazly* y DaraNicole. TRADUCTORAS. Pajarita. Snowmoon. Mary_ann. Letizia Grey.

Rebecca Berto, Entwine.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Rebecca Berto, Entwine.pdf. Rebecca Berto, Entwine.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu.

Rebecca Everlene IP Program.pdf
business. If for some reason the company should be dissolved prematurely,. students are entitled to receive all of their profits. IP graduates will be responsible ...

Palm of Destiny - Rebecca Segal.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Palm of Destiny - Rebecca Segal.pdf. Palm of Destiny - Rebecca Segal.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In.