AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Aluno: ____________________________________________________________ 6ºAno / Turma: _____________ Data: ____/ ____ /________Nível: (A) (I) (C) (MC) SORRISAL 26 gotas de sorriso 10 colhres de gargalhadas 1 vidro de xarope de felicidade 1 colher de sopa de alegria Misture todos os ingredientes e coloque dentro de um vidro em forma de coração. Dar uma colherzinha de café depois de cada tristeza. 1 – O texto acima é (A) uma piada. (B) uma lista.

(C) uma receita. (D) um poema.

2 – O texto é uma receita para curar a (A) alegria. (C) tristeza. (B) doença. (D) dor. OS GIGANTES MARINHOS A baleia-azul é o maior animal do mundo. Ela é tão comprida quanto quatro ônibus e mais pesada que vinte elefantes! Os golfinhos são cetáceos - mamíferos que vivem na água – como as baleias. Mas são muito menores que elas. Mini – Larousse dos Golfinhos e Baleias. São Paulo: Larousse do Brasil, 2003. 3 – O assunto principal do texto é (A) os maiores mamíferos que vivem na água. (B) a vida dos golfinhos. (C) a vida das baleias. (D) como as baleias se alimentam. Leia os textos abaixo. Convidamos os alunos para participarem da Infância Missionária na Escola Osmar. Contamos com a participação de todos. Tia Iêda. Senhor Nonato, Assim que chegar, gostaria de recebê-lo na secretaria para conversarmos melhor sobre sua prosposta de redução de gastos dos materiais de limpeza usados na escola. Cordial abraço Zalina. 4 – A seqüência dos gêneros textuais acima é (A) anúncio e carta. (C) convite e carta. (B) convite e bilhete. (D) poema e bilhete.

5 – “Assim que chegar, gostaria de recebê-lo, a palavra grifada se refere (A) a Zalina. (C) ao Senhor Nonato. (B) ao assunto. (D) a escola. TEXTO DO CAIPIRA O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso, veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira: - Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada! O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte. Aí, o caipira falou pro motorista: - Oi, cumpadre! Dando água pra tropa, é? Trecho retirado do livro “As últimas anedotinhas do bichinho de maçã”, de Ziraldo. 6 – O humor do texto está na frase que diz (A) “Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos!”. (B) ”Você tem dez.” (C) “—Oi, cumpadre! Dando água aos cavalos!” (D) “Lá na frente estava o carro virado dentro do rio”. Prezado Senhor, Comunicamos que já foi providenciado o encerramento da sua conta corrente, conforme sua solicitação. Colocamos a nossa equipe à sua disposição para esclarecer possíveis dúvidas. Atenciosamente, Édson Perin Superintendente Comercial 7 – A pessoa que enviou a carta poderia fazer outra muito semelhante para (A) contar como foram as férias. (B) matar a saudade do filho ausente. (C) comunicar o fechamento da loja. (D) xingar o compadre pela ausência. 8 – A finalidade do texto é: (A) fazer um convite. (C) dar uma notícia. (B) fazer um comunicado. (D) divulgar um produto. SOLUÇÕES CASEIRAS Se você já se ligou na importância de economizar energia, tome nota de dicas muito simples do que é possível fazer em casa para evitar o desperdício de eletricidade: * Durante o dia, procure abrir as cortinas e as janelas para não ter de acender a luz. E na hora de escolher uma lâmpada, as fluorescentes são bem mais econômicas que as incandescentes, aquelas redondinhas comuns em qualquer lugar. Ciências Hoje das crianças. Rio de Janeiro: SBPC, Ano 11, jul., 1998.

9 – No texto Soluções Caseiras, o autor faz recomendações sobre:

(A) a economia de energia (B) as vantagens da eletricidade. (C) as fontes de energia. (D) os riscos da eletricidade. PRISIONEIRO Numa gaiola de pau Um pica-pau Fica mau. Fica Mau, Fica, E o pau Pica O pica-pau Sidônio Muralha 10 – . A palavra Prisioneiro pode ser substituída, sem mudar o sentido, por (A) liberto. (C) detento. (B) solto. (D) guerreiro. Leia o texto. O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe No breve espaço de beijar. Carlos Drummond de Andrade 11 – 11.O poema trata (A) das coisas grandes que cabem em pequenos espaços. (B) da cama e do colchão. (C) da janela do mar. (D) do amor exagerado BRINCADEIRA Francisco da Silva Pereira, 2ª série. Queimada é assim: dois times ficam separados e quem fica com a bola tem que queimar alguém do outro time e quando queima essa pessoa vai para o morto. Quando a pessoa queimada agarra a bola, ela pode queimar o inimigo do outro time. Vence o jogo quando acabarem os participantes do outro time. 12 – Esse texto serve para: (A) ensinar uma brincadeira. (B) vencer um jogo. (C) separar o time. (D) arranjar inimigo. 13 – Segundo o texto, a pessoa queimada pega a bola e: (A) sai do jogo. (B) fica com ela. (C) queima um inimigo do outro time. (D) o jogo termina.

Pepita a piaba Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha. Mas Pepita não gostava de ser assim. Ela queria ser grande... Bem grandona... Tomou pílulas de vitaminas... Fez ginástica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha. —O que é isso? Uma rede? Uma rede no rio! Os pescadores! Ai, ai,ai,... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada... Mas... Muitos peixes ficaram presos na rede. E pepita? Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou bem pra longe dali! 14 – No trecho “Lá no fundo do rio vivia Pepita”, a expressão sublinhada dá idéia de: (A) causa. (C)lugar. (B) explicação. (D)tempo. 15 – O problema de Pepita terminou quando ela: (A) ficou grandona. (B) tomou pílulas de vitamina. (C) caiu na rede dos caçadores. (D) por ser miudinha, escapuliu fugindo para bem longe. Leia o texto abaixo. UM ESPETÁCULO PERIGOSO Todos os anos, a estação das chuvas chega trazendo grandes tempestades, que fazem os rios transbordar. Geralmente, são acompanhadas de ventos fortes. Juntos, chuva e vento carregam tudo o que encontram pelo caminho. Os relâmpagos cruzam o céu. É um espetáculo, mas é preciso se proteger. Durante as tempestades, os raios iluminam o céu. [...] Duram menos de um segundo, mas podem matar, pois sua energia é muito grande. Geralmente, o raio atinge o ponto mais alto da região, como um edifício ou uma árvore isolada. Por isso nunca pare debaixo de uma árvore durante um temporal, nem fique exposto em campo aberto. A força da natureza: vulcões, furacões e terremotos. São Paulo: Abril, 2000. p. 24. (Col. De olho no mundo.) (Fragmento.) 16 – De acordo com o texto, a estação das chuvas quando chega traz: (A) poucos perigos a natureza. (B) grandes tempestades, acompanhadas de raios e ventos fortes. (C) nenhum tipo de perigo as pessoas. (D) grandes prejuízos para a natureza. 17 – O texto chama de espetáculo: (A) a tranqüilidade provocada pelas chuvas. (B) a chuva e o vento que carrega tudo o que encontram pelo caminho. (C) o perigo da tempestade provocada pelo vento. (D o) raio atinge o ponto mais alto da região. 18 – Segundo o texto, não devemos ficar expostos em campo aberto durante um temporal porque: (A) Faz muito frio. (C) Corremos risco de ser atingido por raios. (B) Os rios transbordam. (D) o vento é muito forte.

19 –“Todos os anos, a estação das chuvas chega trazendo grandes tempestades que fazem os rios transbordar”.A palavra grifada tem o mesmo sentido de (A) derramar água em abundância. (B) receber pouca água. (C) não encher de água. (D) carregar tudo que encontra. 20 – O tema do texto é: (A) os relâmpagos que cruzam o céu. (B) os perigos trazidos pela estação chuvosa. (C) um espetáculo perigoso. (D) o grande espetáculo natural. 21 – Nesse texto, o autor faz recomendações sobre: (A) como se proteger dos raios do sol. (B) c que fazer para não correr risco de ser atingido por raios. (C) a importância da estação chuvosa. (D) o espetáculo dos raios. Leia. “O PÁSSARO CATIVO” (trecho) Armas, num galho de árvore, o alçapão; E, em breve, uma avezinha descuidada, Batendo as asas cai na escravidão. Dás-lhe então, por esplêndida morada, A gaivota dourada; Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e Tudo; Por que é que, tendo tudo, há de ficar O passarinho mudo, Arrepiado e triste, sem cantar? [...] (Olavo Bilac) 22 – A expressão: “... uma avezinha batendo asas cai na escuridão”, tem o mesmo sentido de: (A) cair durante a noite. (B) a avezinha ficou presa no alçapão. (C) a avezinha foi morta com armas do caçador. (D) a avezinha bateu asas e fugiu. 23 – 01. A principal intenção desse texto é: (A) mostrar a tristeza de um pássaro engaiolado. (B) mostrar como o pássaro bem cuidado é feliz. (C) mostrar como é bom ver a liberdade do passarinho. (D) falar da moradia, das armas e do alimento dos pássaros. 24 – O assunto apresentado no texto é: (A) a prisão do passarinho. (B) a liberdade do passarinho. (C) a vida dos passarinhos. (D) a morada dos passarinhos.

25 – Segundo o texto, o passarinho mesmo tendo “casa”, água, comida e carinho vivia: (A) alegre a cantar. (B) com medo. (C) arrepiado e triste. (D) arrepiado e sem cantar. 26 – “Dá-lhe então, por esplendida morada, a gaiola dourada”. A palavra grifada na frase refere-se: (A) ao passarinho. (B) a gaiola dourada. (C) as armas. (D) ao autor do texto. Observe.

27 – A empresa utilizada pelo passageiro para viajar foi: (A) Belo Horizonte. (C) Viação Luxor. (B) São Paulo. (D) Terminal Rodoviário. 28 – O passageiro vai iniciar a viagem: (A) À noite. (C) De madrugada. (B) À tarde. (D) Pela manhã. Leia a tirinha.

29. O Cascão abraçou o Cebolinha por entender que (A) o Cebolinha é um mentiroso e traidor. (B) o Cebolinha disse que ele jogou sem tomar banho. (C) o Cebolinha disse que ele trapaceou no jogo. (D) o Cebolinha é um amigo muito chato. 30. A intenção do Cebolinha era dizer que o Cascão (A) roubou no jogo. (C) é seu melhor amigo. (B) estava imundo no jogo. (D) não entendeu nada.

PORT 09.pdf

Page 1. Whoops! There was a problem loading more pages. PORT 09.pdf. PORT 09.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying PORT 09.pdf.

539KB Sizes 4 Downloads 388 Views

Recommend Documents

Port Colden.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Port Colden.pdf. Port Colden.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Port ...

PORT 01.pdf
de ver bicho de goiaba. Prefiro comer de noite. Assim, não enxergo nada! 11. Que fruta a fada dondoca adora comer? A( ) banana B( ) goiaba C( ) laranja D( ) ...

Untitled - Museums of Port Isabel
The red and yellow ..... unified by the use of arches, courtyards, plain white wall surfaces, and red tile .... Used as a stair rail and also above the cornice on the.

port management pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more ...

PORT 20.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PORT 20.pdf.

PORT 60.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps.

Brackets - Port Richmond_PORT RICHMOND DIVISION.pdf ...
Page 1 of 15. 99 Lbs. Port Richmond. Port Richmond Division (on Mat 3). Daniel Timpone_. MSF. Ananda Bonanno_. PRHS. Christian Adams_. Tottenville.

Harwich International Port Container Terminal
ensures that the best use is made of the existing facilities before .... provide the capacity needed to retain and build upon the existing custom, reaping the rewards for. Harwich, the Eastern region and ..... The Harwich International Port website,.

PORT 04.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PORT 04.pdf.

Flooding in Port Phillip - MOBILPASAR.COM
Come along and hear from Council, Melbourne Water, and State Emergency Services. (SES) staff about how the city experiences flooding; what you can do to prepare for and respond to future floods; and, what you can expect from various government agenci

Port Delaware Arch.pdf
Page. 1. /. 1. Loading… Page 1. Port Delaware Arch.pdf. Port Delaware Arch.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Page 1 of 1.

PORT 21.pdf
O BICHO. Manuel Bandeira. Vi ontem um bicho. Na imundice do pátio. Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa. Não examinava nem ...

PORT 36.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... PORT 36.pdf. PORT 36.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying PORT ...

PORT 18.pdf
2 – Leia o texto. A sucuri. A sucuri, a maior cobra do mundo,. pode matar animais maiores que ela porque. tem força suficiente para apertar e quebrar. ossos.

PORT 26.pdf
16- O produto que não está no anúncio é. (A) Pães. (B)Bolos. (C)Refrigerantes. (D) salgados. Page 3 of 4. PORT 26.pdf. PORT 26.pdf. Open. Extract. Open with.

parallel port pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. parallel port pdf. parallel port pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying parallel port pdf.

PORT 03.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PORT 03.pdf.

development strategy saemangeum new port
industries (i.e., electronics, textiles, chemical engineering, medical, food, building materials) ...... southwestern part of the Korean peninsula, at a distance of 240.

European Port Industry Sustainability Report 2017 - portopia
Energy management is a key concern of port authorities . ...... the PERS certificate. The total number of certifications is in fact more than 64 because some ports are certified under more than one system. Figure 3 presents the results of the EMS cer

Hutchison Port Holdings Trust_2Q14_Downgrade to ...
Jul 30, 2014 - permied by law, transact with, perform or provide broking, underwring, corporate finance‐related or other services for or solicit business from, the subject corporaon(s) referred to in this report; (2) AmFraser, its connected persons