N.1 | 2016

NOTA ESTATÍSTICA

CULTURA

NOTA ESTATÍSTICA

TEMA: Estatísticas Culturais Europeias/ Participação Cultural

REFERÊNCIA:

AUTOR: União Europeia / Eurostat TÍTULO: Culture Statistics | 2016 edition / Capítulo 5 - Cultural participation TIPO DE DOCUMENTO: Livro / publicação estatística. LOCALIZAÇÃO DO DOCUMENTO: http://ec.europa.eu/eurostat/documents/3217494/7551543/KS-04-15737-EN-N.pdf/648072f3-63c4-47d8-905a-6fdc742b8605 IDIOMA: Inglês NÚMERO DE PÁGINAS: 183 DATA DE EDIÇÃO: 2016 PALAVRAS-CHAVE: Estatísticas culturais, estatísticas europeias, estatísticas demográficas, participação cultural, atividades culturais

INTRODUÇÃO/ENQUADRAMENTO: A terceira edição da Culture Statistics, produzida pelo Eurostat, apresenta um conjunto de indicadores da área cultural relativos ao emprego cultural, ao comércio internacional de bens culturais, às empresas culturais, à participação cultural, ao uso da internet para fins culturais e às despesas culturais privadas. Fornece ainda uma análise comparativa dos dados estatísticos dos estados-membros da UE, da EFTA e dos países candidatos. A presente Nota Estatística versa sobre o Capítulo 5 da publicação que analisa a participação cultural dos cidadãos, cobrindo as atividades relacionadas com os “hábitos de

leitura”, “idas ao cinema”, ”assistência a espectáculos ao vivo” e “visita a sítios culturais”. A análise aqui realizada centra-se nos resultados obtidos para Portugal, numa perspectiva comparada com os dados estatísticos dos restantes países, e filtrados pelas variáveis género, grupo etário e nível de escolaridade. As estatísticas são baseadas nos dados disponibilizados pelo Eurostat, obtidos a partir do Inquérito sobre a Educação de Adultos, conduzido em 2007 e 2011. O objectivo foi aferir a participação cultural da população europeia, com idades entre os 25-64 anos, verificada nos 12 meses anteriores ao inquérito.

RESUMO: 1. CONCLUSÕES As principais conclusões dos resultados obtidos para o caso português apontam para o seguinte: 





Existe uma correlação forte entre as práticas culturais e o nível de escolaridade da população - em todas as atividades culturais objecto de análise, a população com um nível de escolaridade superior participa mais nas atividades culturais, enquanto essa participação é frequentemente baixa entre a população com baixo nível de escolaridade. A idade é também um fator determinante na participação cultural: os jovens tendem a participar muito mais e o interesse nas atividades culturais tende a diminuir com o aumento do grupo etário. A participação cultural de acordo com o género não apresenta grandes disparidades. Excepto no que respeita ao perfil de leitor: as mulheres são as que mais se interessam por livros e os homens pela leitura de jornais.

Hábitos de Leitura: Segundo os resultados do inquérito realizado, a maioria da população portuguesa não leu um único livro nos 12 meses anteriores a 2011. E a população portuguesa que o fez é sobretudo jovem e feminina. Os leitores diários de jornais representam 54% da população, sobretudo jovem e masculina. Idas ao Cinema Em 2011, apenas 37% dos portugueses inquiridos foi ao cinema pelo menos uma vez no último ano, o que representa uma diminuição de 4 pontos percentuais face a 2007, sendo o nível de escolaridade o fator com maior impacto no perfil deste espectador. Assistir a Espectáculos ao Vivo Assistir a espectáculos ao vivo - teatro, concerto, ópera, ou espectáculo de ballet ou de dança – é das atividades culturais que mais suscita interesse aos portugueses (56%) e, em particular, o público que detém ao nível de ensino básico.

Visita a sítios culturais Cerca de 41% da população declarou ter visitado um sítio cultural – monumento histórico, museu, galeria de arte ou sítio arqueológico - pelo menos uma vez durante o referido período, mas trata-se da atividade que menos atrai o público jovem. 2. DESENVOLVIMENTO Hábitos de Leitura A análise sobre os hábitos de leitura da população contempla a leitura de livros e de jornais. No que respeita à leitura de livros (enquanto atividade de lazer), e segundo os dados disponíveis, 57% da população europeia inquirida declarou em 2011 ter lido pelo menos um livro durante o último ano. As percentagens mais elevadas de leitores verificaram-se no Luxemburgo (82%), Alemanha (75%), na Finlândia e na Áustria (73%). Em Portugal regista-se uma das mais baixas taxas de leitores entre os países europeus: a maioria da população portuguesa não leu um único livro nos 12 meses anteriores. E a população portuguesa que o fez (42% e 41% de leitores, em 2007 e 2011, respetivamente) caracteriza-se por ser sobretudo jovem, entre os 25-34 anos, e feminina. Segundo o mesmo inquérito, na Alemanha, no Luxemburgo, na Áustria e na Finlândia, cerca de uma em cada 5 pessoas leu mais de 10 livros no último ano. Em Portugal, tal verificou-se em apenas 5% da população. O nível de escolaridade tem uma forte influência nos padrões de leitura, ainda que existam discrepâncias entre os países quanto ao grau dessa influência. Em Portugal, os dados revelam um impacto muito significativo da variável: a percentagem de pessoas que leu pelo menos um livro nos últimos 12 meses aumenta consideravelmente com o nível de escolaridade. Em 2011, os mais ávidos leitores de jornais (incluindo as edições on-line) foram os finlandeses, os luxemburgueses e os austríacos, em que mais de 75% da população lê jornais numa base diária. Portugal encontra-se no meio desta tabela, contando com cerca de 54% de leitores diários de jornais (essa taxa era de 41% em 2007).

O nível de escolaridade em Portugal tem impacto na leitura de jornais, muito embora menor do que o verificado na leitura de livros – a percentagem de leitores de jornais entre a população com o ensino secundário ou póssecundário está relativamente próxima da população com nível de escolaridade superior.

No que à análise de género diz respeito, a percentagem de mulheres em Portugal que foi ao cinema é ligeiramente superior à dos homens (2 p.p. no total), independentemente do grupo etário considerado.

Assistir a Espectáculos ao Vivo Em praticamente todos os países sob análise a percentagem de leitores diários de jornais é mais elevada entre os homens do que entre as mulheres, o que revela um perfil de leitor oposto ao observado no leitor de livros. Em Portugal, em 2011, a diferença de género nos leitores de jornais chega a ultrapassar os 15 pontos percentuais a favor dos homens (essa diferença foi cerca de 24 pontos percentuais em 2007).

Portugal é um dos 11 países europeus em que a maioria da população inquirida declarou, em 2011, ter assistido a um teatro, a um concerto, a uma ópera, ou a um espectáculo de ballet ou de dança pelo menos uma vez durante o último ano. Destaca-se neste ranking o Luxemburgo (78%), a Eslováquia (68%), a Finlândia (66%) e a Estónia (63%).

É entre a população jovem portuguesa (25-34 anos) que se concentra a maior percentagem de leitores diários de jornais, um interesse que vai diminuindo com aumento do grupo etário.

Em termos de frequência, verifica-se que mais de 10% da população portuguesa assistiu a um espectáculo ao vivo mais de 6 vezes naquele período, o que representa um acréscimo de 4 pontos percentuais face a 2007.

Idas ao Cinema Em 2011, em 7 países – Reino Unido, Finlândia, Áustria, Alemanha, Republica Checa, Itália, Eslováquia – mais de 50% da população foi ao cinema pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Em comparação, essa percentagem foi de apenas 37% em Portugal. Ainda assim, Portugal é um dos 6 países europeus em que 10% da população declarou ter ido ao cinema mais do que 6 vezes nesse período. No entanto, confrontando os resultados de 2007 com 2011, observa-se uma diminuição da população portuguesa que foi ao cinema em 4 pontos percentuais. À semelhança do observado nos leitores de livros, a educação permanece como o factor socioeconómico mais determinante no perfil de público: em Portugal, 73% da população com o nível de ensino superior foi ao cinema, enquanto essa taxa foi de 22% entre a população com o nível de ensino básico. Nas idas ao cinema, assim como nas restantes atividades culturais, verifica-se que a participação é mais elevada entre os 25-34 anos e tende a diminuir com o aumento do grupo etário.

Mais uma vez, é a população portuguesa com nível de escolaridade superior que tem associada uma maior percentagem e frequência de “idas a espectáculos ao vivo”. No entanto, a diferença de participação entre a população com nível educacional superior e o nível de ensino básico não é tão acentuada como no caso da atividade de “ida ao cinema”: em 2011, cerca de 80% da população com nível de escolaridade superior assistiu a um espectáculo ao vivo pelo menos uma vez, enquanto essa taxa foi de 48% entre a população com o mais baixo nível de escolaridade. A variável de género não tem impacto significativo no perfil deste espectador, já que as percentagens de homens e mulheres, com idades entre os 25-64 anos, que assistem a espectáculos ao vivo são sensivelmente próximas (56% dos homens, 57% das mulheres).

Visita a Sítios Culturais A visita a sítios culturais não é a atividade cultural que mais interessa aos portugueses. Apenas 41% da população declarou ter visitado um monumento histórico, um museu, uma galeria de arte ou um sítio arqueológico, situando-se abaixo da média europeia (45%). Mais uma vez o

Luxemburgo (78%) ocupa o topo deste ranking, seguido da República Checa e da Áustria (60%). Também neste caso não se observa distinção significativa em função do género, mas é a atividade cultural que menos atrai o público jovem. Muito embora a maior concentração de público português ainda se verifique no grupo etário entre os 25 e os 34 anos, é menos acentuada do que a constatada noutras atividades culturais (cinema e espectáculos ao vivo). O Luxemburgo e a Áustria são os únicos países em que as percentagens mais elevadas de visitantes se registam no grupo etário entre os 55-64 anos.

O resultado da análise da participação cultural por nível educacional segue o mesmo padrão das anteriores atividades estudadas: quanto mais elevado o nível educacional maior a percentagem da população interessada em visitar sítios culturais. Em Portugal, os níveis educacionais correspondem a níveis de participação cultural muito distintos: cerca de 78% da população com o ensino superior declarou, em 2011, ter realizado uma visita a um sítio cultural pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, contra cerca de 30% da população que detém o nível de ensino básico.

Tabela: Síntese dos resultados do inquérito à participação cultural da população portuguesa por grupo etário, sexo e nível de educacional, 2011 (%) Percentagem de pessoas Percentagem de pessoas Percentagem de pessoas que leu pelo menos um que leu diariamente que foi ao cinema pelo livro nos últimos 12 meses jornais nos últimos 12 menos uma vez nos (%) meses (%) últimos 12 meses (%) Total

41

54

Dos 25 aos 34 anos

49

Dos 35 aos 44 anos

42

Dos 45 aos 54 anos Dos 55 aos 34 anos

Percentagem de pessoas Percentagem de pessoas que assistiu a um que visitou um sítio espetáculo ao vivo pelo cultural pelo menos uma menos uma vez nos vez nos últimos 12 meses últimos 12 meses (%) (%)

37

56

41

64

57

68

48

55

43

59

44

38

51

29

54

39

33

45

16

43

35

Homem

30

62

36

56

41

Mulher

50

46

38

57

42

26

45

22

48

30

58

67

57

64

51

80

74

73

80

78

Grupo Etário

Sexo

Nível educacional Ensino básico (ISCED 0-2) Ensino secundário ou pós-secundário (ISCED 3 4) Ensino superior (ISCED 5-8)

Fonte: GEPAC, a partir de Eurostat - Culture Statistics (2016)

NOTA ESTATÍSTICA 1_2016.pdf

Hábitos de Leitura: Segundo os resultados do inquérito realizado,. a maioria da população portuguesa não leu um. único livro nos 12 meses anteriores a 2011.

292KB Sizes 0 Downloads 48 Views

Recommend Documents

20170822 Nota informativa.pdf
Atentamente,. Federación Internacional de Pelota Vasca. Page 1 of 1. 20170822 Nota informativa.pdf. 20170822 Nota informativa.pdf. Open. Extract. Open with.

here - Nota Bene
Chapter 1 A strange meeting. 6. Chapter 2 Getting to know me. 7. Chapter 3 A search. 9. Chapter 4 7 Felka utca. 13. Chapter 5 I tell Andrea. 17. Chapter 6 Talking to the housekeepers. 20. Chapter 7 DoppelgaÈnger. 23. Chapter 8 A holiday. 26. Chapter

Nota T.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Nota T.pdf.

Nota fiqh ibadat.pdf
Page 3 of 12. Page 3 of 12. Nota fiqh ibadat.pdf. Nota fiqh ibadat.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Nota fiqh ibadat.pdf. Page 1 of ...

Nota de Imprensa.pdf
Page 1 of 1. 5 de Novembro de 2014. Museu Nacional de Etnologia. Nota de imprensa. 10 Anos Depois: Objetos de Outros Lugares. Doação Francisco Capelo.

Nota Jurados.pdf
información para hacerlo, puede dirigirse telefónica mente o por mail a la. Oficina Judicial más cercana a suresidencia: Oficina Judicial de Neuquén ...

nota intranet.pdf
Sign in. Page. 1. /. 1. Loading… Page 1 of 1. Page 1 of 1. nota intranet.pdf. nota intranet.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying nota ...

Nota-montealegre.pdf
Loading… Page 1. Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Nota-montealegre.pdf. Nota-montealegre.pdf. Open. Extract. Open with.

nota defensor.pdf
Page 1. Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... nota defensor.pdf. nota defensor.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu.

Nota ringkas EDU3093.pdf
Peningkatan kes gelaja sosial. 5. Pembangunan ekonomi yang tidak seimbang. 6. Peranan media massa yang mensensasikan isu perpaduan. (Jabatan ...

NOTA-PARC-TP.pdf
Page 3 of 3. NOTA-PARC-TP.pdf. NOTA-PARC-TP.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying NOTA-PARC-TP.pdf.

NOTA DE PRENSAADM.pdf
cry 3 iso rest ofthe group..411938005902471785. fb480ev - Amirah adara manhandled, dped and fucked by 3 guys sz907. Page 1. Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... NOTA DE

Nota Penyalahgunaan Bahan.pdf
Page 2 of 28. 2. Jenis-Jenis Dadah. Opiat. Kanabis. Depresen. Psikotrapik. Halusinogen Stimulan. Inhalant. Prekursor. Bahan Lain. Page 2 of 28 ...

NOTA-FN57.pdf
acumulación de capacidades tecnológi- cas, organizacionales y de innovación. El enfoque de sistemas de innovación regionales: Una crítica a su aplicación en ...

NOTA-Penambahbaikan PBS.pdf
Menyediakan jadual pelaksanaan PT3. Page 4 of 4. NOTA-Penambahbaikan PBS.pdf. NOTA-Penambahbaikan PBS.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In.

nota-padat-t5.pdf
Kesan-kesan pengenalan sistem birokrasi barat terhadap sistem pentadbiran Asia. Tenggara. Page 3 of 47. nota-padat-t5.pdf. nota-padat-t5.pdf. Open. Extract.

NOTA KULIAH 1.pdf
Sign in. Loading… Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying.

LA NOTA. DECIMOQUINTA EDICI+ôN.pdf
En 1873 se casó con el violinista Emile Sauret, pero se. divorció en 1875 para casarse al año siguiente, con el. cantante de ópera Giovanni Tagliapetra.

20170906 Nota de premsa.pdf
Page 2 of 4. Objectius. Compartir experiències de referència i bones pràctiques sobre la cultura popular al món. educatiu. Crear debat sobre el tema i elaborar un discurs actual sobre la cultura popular al món. educatiu. Identificar institucions

Nota ArpenBR Prov 66.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Nota ArpenBR Prov 66.pdf. Nota ArpenBR Prov 66.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu.

nota-tecnica-2-2017.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. nota-tecnica-2-2017.pdf. nota-tecnica-2-2017.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Details. Comments.

Capitolo 3 nota 3
Jul 21, 2007 - that international solidarity, including BDS, played a relatively small role by ...... victory on the cheap has jeopardized not just the Lebanon operation but ..... mobile phones caused a surge in deaths, because the coltan they ...

nota-15-03-ing.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. nota-15-03-ing.

Nota Ronda 1.pdf
Gustavo Lope de Vergara (1718) y Micaela Gómez Camacho (1714). respectivamente. Las autoridades del torneo son el Arbitro FIDE Enrique Manuel Scarella.