BIOMAS

BIOLOGIA I

BIOMAS • O que é? • Um bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas em determinada região. Todo esse conjunto funciona de maneira estável.

Biomas brasileiros: amazônico, caatinga, cerrado, mata atlântica, pantanal e pampas.

CAATINGA

CAATINGA Localização: Ocupação oficial de 840 mil Km². Abrangendo estados como Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Clima: Semi-Árido Há aproximadamente 200 milhões de anos, a região onde era a Caatinga era fundo do mar. Há dez mil anos atrás, era uma floresta tão grande e densa como a Amazônia.

CAATINGA: Fauna e Flora Apesar do senso comum dizer que é uma região pobre em biodiversidade... Fauna comum da região: Veado, preá, gambá, sapo-cururu, cutia, tatu, ariranha-azul, saguis. Flora comum da região: arbustos, bromélia e cactus. As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver.

CAATINGA: Fauna e Flora Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito. A caatinga não é encontrada em todo o sertão. Existem áreas em que a umidade é maior ou as chuvas são mais regulares. Esses locais, chamados brejos, possuem uma vegetação mais diversificada e estão localizadas normalmente no sopé de serras e chapadas, onde chove mais. os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);

CAATINGA: Secas e economia A seca da caatinga é explicada pela sua localização: ela está num território conhecido como Polígono das Secas. A falta de chuvas é explicada pela perda de umidade das massas de ar que entram pelo sul. Os ventos também chegam quase sempre secos. Isso acontece porque eles perdem a umidade na porção leste do planalto da Borborema.

A extração de madeira, a monocultura da cana-de-açúcar e a pecuária nas grandes propriedades (latifúndios) deram origem à exploração econômica.

MATA ATLÂNTICA

MATA ATLÂNTICA

• Localização: ocupação de aproximadamente 100 mil Km². • Clima: Tropical e subtropical. • Ocupação, praticamente, de todo o litoral brasileiro.

MATA ATLÂNTICA: FAUNA E FLORA Bioma rico em Fauna e Flora...

Fauna: Mico-leão-dourado, Tamanduá bandeira, Anta, Onça pintada. Flora: Palmeiras, Pau-brasil, Figueiras, briófitas. Presença de plantas de pequeno e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; Devido à alta concentração de árvores de grande porte, existe um microclima dentro da floresta: muita sombra e umidade.

MATA ATLÂNTICA: FAUNA E FLORA Devido à alta concentração de chuvas em algumas áreas da mata atlântica, nota-se grande acumulo de briófitas e pteridófitos. Porém essa água em excesso não é bom para algumas plantas: estas possuem folhas pontiagudas, inclinadas, e sulcadas para facilitar o escoamento da água.

Nota-se grande presença de parasitas, como orquídeas e bromélias. Cuja característica é desenvolvimento em cima de outras plantas.

MATA ATLÂNTICA: Desmatamento É o bioma mais devastado do Brasil, com apenas 7% da sua distribuição original. Existem projetos desenvolvidos para preservação e recuperação dessa mata. Um bom exemplo é a floresta da tijuca, no Rio de Janeiro. É uma área que sofre muito com o tráfico de animais e também com o comércio ilegal de peles e madeira.

Sua devastação começou desde os tempos do Brasil colônia.

PAMPAS

PAMPAS Também encontrado como Campos em alguns livros, é o bioma com menor amplitude no País – alcançando principalmente o Rio Grande do Sul, com “pedacinhos” em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. É comum na Argentina e Uruguai.

Clima: Subtropical

PAMPAS: Fauna e Flora Apesar de “pequeno”, o bioma também possui grande diversidade de plantas e animais. Fauna: Preguiça, tatu, guaxinim, pica-pau, cisne. Flora: gramíneas, arbustos, árvores. Não é um bioma com alto índices de chuva.

Possuí as quatro estações do ano bem definidas. Possuem cavernas e grutas.

PAMPAS: Economia A região é conhecida por ser uma região ideal para criação de gado

Porém também sofre perca da vegetação natural para expansão de fazendas de pecuária.

Cerrado

Cerrado

Clima: Tropical (semi-úmido)

Cerrado: Fauna e Flora Fauna: anta, ema, onça-danada, gambá, ariranha, anu, quati. Flora: ipê, rosa-do-cerrado, capim dourado, pau-pombo. As árvores são grandes (podendo alcaçar 15 metros), normalmente com raízes grossas e profundas. Por causa dessas características, possui “resistência” ao fogo. Acredita-se que a riqueza da flora é uma herança da Amazônia e da Mata Atlântica.

Escleromorfismo: fenômeno a qual a flora possui uma “forma torta”. Possui substâncias metálicas em seu solo.

Cerrado: Fauna e Flora Não comporta uma vegetação caducifólia: Durante o verão, a vegetação é verde e linda, no inverno, troca-se para uma coloração mais amarelada e seca. Porém, todas as plantas em seu ritmo. Muitas das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras nascem no Cerrado. Contribuindo para uma alta diversidade de peixes e mariscos.

Cerrado: Fauna e Flora Campo Limpo (Seco e Úmido) Fisionomia herbácea, com muitas gramíneas e poucos arbustos. Comum encontrar junto às varedas. Campo Sujo (Seco e Úmido) Fisionomia herbáceo-arbustiva, muitos arbustos e subarbustos, fica em locais com pequenos afloramentos rochosos e solos mais profundos. Mas pouco férteis. Campo Rupestre Vegetação sobre o topo de serras e chapadas, afloramento rochoso com muitas ervas, arbustos e arvoretas pouco desenvolvidas. Topografia acidentada (não contínua) e em solos um tanto ácidos e pobres em nutrientes.

Cerrado: Fauna e Flora

PANTANAL

Pantanal É a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai. A região tem mais de 200 mil Km², sendo que mais de 80% pertence ao MT e MS. O resto fica entre Bolívia e Paraguai. Clima: Tropical.

Pantanal: Fauna e Flora A região não sofre influências oceânicas, mas recebe massas de ar frias provenientes dos Pampas. A temperatura pode variar drasticamente, assumindo uma média de 25ºC Na época de cheias, em poucos dias o solo se encharca e não absorve a água, que passa a encher as lagoas e os banhados e transbordando em leitos mais rasos, formando cursos de localização e volume.

Pantanal: Fauna e Flora Flora: carambá-lixeira, canjiqueira, butitizais. Flora: Piranha, jacaré do pantanal, sucuri amarela, tuiuiuí. A região é um mosaico de cinco regiões: amazonia, cerrado, chaco, caatinga e mata atlântica.

Vegetação não homogênea: varia com o tipo de solo e altitude, em áreas baixas, predominância de gramíneas. Em área médias, vegetação típica do cerrado e em áreas altas, vegetação típica da caatinga. Econômia: gado, ecoturismo e pesca.

Pantanal: Fauna e Flora

Pantanal: Fauna e Flora

AMAZÔNIA

AMAZÔNIA Está localizada no norte da América do Sul, abrangendo países como Brasil, Bolívia, Suriname, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.

Clima: Equatorial.

AMAZÔNIA: Fauna e Flora Chuvas são frequentes o ano todo. Chegando a inundar regiões . (deixando a terra úmida). Floresta tropical fechada, com árvores de grande porte e muito próximas umas das outras (floresta fechada). Solo não é muito rico, nutrindo-se principalmente de animais e frutos em decomposição.

Devido à proximidade de árvores, não é tão frequênte encontrar plantas de pequeno e médio porte, assim como animais grandes também.

AMAZÔNIA: Fauna e Flora .

Fauna: Tucano, Piranha, Macacos, Araras. Flora: Jatobá, Vitória-régia, Cuianara, Araça-pera. Vegetação divida em três categorias:

Florestas de terra firme: Ocupam terras não inundáveis, possuem árvores de grande porte (com algumas chegando a impedir mais de 80% da luz chegar ao solo).

Florestas de igapó: Ocupam os terrenos próximos aos rios e estão permanentemente alagadas. Plantas com média de 2 a 3m.

AMAZÔNIA: Fauna e Flora Floresta de várzea: localizada entre os igapós e as de terra . firme. Possui uma variedade de plantas maior, como jatobás, seringueiras e palmeiras. Problemas: extração de madeira e ouro, comércio ilegal de animais, expansão de terras para criação de gado e biopirataria.

AMAZÔNIA: Fauna e Flora .

ECOSSITEMA DE TRANSIÇÃO

Manguezal Zona de transição entre o ambiente terrestre e o marinho (ambientes de clima tropical e subtropical). Localização: Onde há encontro de águas do rio e do mar. Biodiversidade: baixa. Raízes aéreas de plantas escoras para ambientes com muito lodo; solo úmido com grande quantidade de sal, pouco oxigênio e com muitos nutrientes., Fauna local: crustáceos e peixes.

Manguezal

EXERCÍCIO: UFSC Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). A) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte. B) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada. C) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução. D) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas. E) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros. F) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizandose como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios. G) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

EXERCÍCIO: UFSC Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). A) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte. B) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada. C) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução. D) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas. E) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros. F) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizandose como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios. G) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

aULA bIOMAS.pdf

Caatinga era fundo do mar. Há dez. mil anos atrás, era uma floresta tão. grande e densa como a Amazônia. Page 4 of 39. aULA bIOMAS.pdf. aULA bIOMAS.pdf.

2MB Sizes 5 Downloads 167 Views

Recommend Documents

AULA ESTAGIOTRAINEE.pdf
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de Sobrevivência Universitária, Campinas, SP: Papirus,. 2004. Page 2 of 3. Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... AULA ESTAGIOTRAINEE.pdf. AULA ESTAGIOTRAINEE.pdf. Open. Extract. Open with. Sign

aula matinal.pdf
Av. de Ronda,116 03600 Elda (ALICANTE) Teléfono 966957455 -Fax 966957456 e-mail [email protected]. http://colegiopintorsorollaelda.blogspot.com.

AULA-CEPA.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. AULA-CEPA.pdf.

Aula 6 - Autotransformador.pdf
primário e enrolamento secundário, pois um único enrolamento. desempenha as duas funções simultaneamente. Page 3 of 13. Aula 6 - Autotransformador.pdf.

aula-3.pdf
soma = num1 + num2; //soma recebe num1 + num2. printf("soma = %d\n", soma);. system("PAUSE");. return 0;. } Page 4 of 26. aula-3.pdf. aula-3.pdf. Open.

Aula 07 - Rugosidade -
Page 1. Page 2. Page 3. Page 4. Page 5. Page 6. Page 7. Page 8. Page 9. Page 10. Page 11. Page 12. Page 13. Page 14. Page 15. Page 16. Page 17. Page 18 ...

Aula 08 - Exobiologia.pdf
Vírus. Page 5 of 50. Aula 08 - Exobiologia.pdf. Aula 08 - Exobiologia.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Aula 08 - Exobiologia.pdf.

Aula 2.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Aula 2.pdf.

Aula 5 - Morfologia, morfogênese, morfodinâmica e morfocronologia.pdf
Goiano; Domos: domo de Lages, SC, de Monte Alegre, PA, de Brasília, DF etc.); de blocos. falhados (Mantiqueira) (Fig. 4). Figura 3 – Depressão absoluta e ...

Aula 10.pdf
-/::kí^aA a/? •^ç cud-V^a, de c£>ej(iA/e4^cLúL-^. a/e 1^. - 7 ^ ^. d£ .u'^i^j'diy = -Vi^ÂdUZ m^/oA da í^^^ujd^ - "^ Ç. 03) t - -L-. Page 1 of .... Page 3 of 19. 4 - ^e. 'AãU. ri TAir T. D. A%r. ^5 j -. '9±. (hl 1 Mal. Page 3 of 19. Aula 1

aula-diversificada-tomlinson.pdf
Page 1 of 113. Page 1 of 113. Page 2 of 113. Page 2 of 113. Page 3 of 113. Page 3 of 113. aula-diversificada-tomlinson.pdf. aula-diversificada-tomlinson.pdf.

Aula 3 - Boko Haram.pdf
Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Aula 3 - Boko Haram.pdf. Aula 3 - Boko Haram.pdf. Open. Extract.

REGOLAMENTO AULA STUDIO def.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... REGOLAMENTO AULA STUDIO def.pdf. REGOLAMENTO AULA STUDIO def.pdf. Open. Extract.

Aula 1 Apresentação.pdf
Page 4 of 9. Aula 1 Apresentação.pdf. Aula 1 Apresentação.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Aula 1 Apresentação.pdf. Page 1 of 9.

AULA 4 - FÍSICA.pdf
A. Metro B. Candela. C.Coulomb D.Kelvin. 3. (UVA 2005.2) Qual das unidades de medida. listadas abaixo não é uma unidade de medida de. pressão? A.Bar B. libras. C.torr D.atm. 4. (UVA 2010.2) Qual das grandezas, listadas abaixo,. não pertence ao gr

Aula 6 - Contadores e Temporizadores.pdf
Page 2 of 23. IFSC – Campus Chapecó Prof. Me. Savio Alencar Maciel https://sites.google.com/site/ifscprofsaviomaciel | [email protected] IFSC ...

Slides Aula - Prof Alexandre.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Slides Aula ...Missing:

Aula 5_ Calculo_Fundações_Rasas.pdf
Page 2 of 17. 05/05/2017. 2. 3. FUNDAÇÕES. Eixo da viga de rigidez. Figura 1: Sapata associada – Dimensões em planta. A área da sapata pode ser estimada. supondo momentos dos pilares nulos: A = 1,1 ( N1 + N2 ). σsolo,adm. Onde. o fator 1,1 lev

ASI - aula 08.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. ASI - aula 08.pdf.

REGOLAMENTO AULA STUDIO def.pdf
Retrying... Whoops! There was a problem loading this page. Retrying... REGOLAMENTO AULA STUDIO def.pdf. REGOLAMENTO AULA STUDIO def.pdf. Open.

Aula d'Excel.lència INS Les Planes.pdf
Aula d'Excel. ... es Planes.pdf. Aula d'Excel. ... es Planes.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Aula d'Excel.lència INS Les Planes.pdf.

4426477-Matematica-e-Realidade-Aula-08-551.pdf
Thaisa Maria Simplício Lemos. Imagens Utilizadas. Banco de Imagens Sedis (Secretaria de Educação a Distância) - UFRN. MasterClips IMSI MasterClips ...

Aula 18 - Geoquímica isotópica - isótopos radiogênicos.pdf ...
1 - INTRODUÇÃO 1. 2 – ISÓTOPOS RADIOGÊNICOS 2. 2.1 – Isócronas 6. 2.2 - Rb-Sr 8. 2.3 - K-Ar e Ar-Ar 10. 2.4 - U-Th-Pb 12. 2.5 - Re-Os 16. 2.6 – Sm-Nd 17.